Assinar
Bustos // Oliveira do Bairro  

Bustos: Museu do Rádio nos cinco melhores de 2018

Radiolândia – Museu do Rádio, sedeado em Bustos – Oliveira do Bairro, foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano 2018” da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), de entre mais de 250 candidaturas de museus de todo ao país.
A cerimónia realizada no passado dia 25 de maio, distinguiu com o galardão máximo o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira, Tramagal (Abrantes).
Para além desta nomeação, o equipamento museológico do Município de Oliveira do Bairro recebeu ainda uma Menção Honrosa na categoria “Colecionador”, premiando, em particular, a coleção privada de Manuel Silva, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do século XX, expostos na Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos.
A vereadora da cultura da Câmara de Oliveira do Bairro, Lília Ana Águas, que esteve na cerimónia em representação do Município, destacou “a enorme importância que esta distinção nacional tem para o nosso concelho e em especial para as pessoas da Vila de Bustos”. Para a autarca, esta distinção representa “o reconhecimento do espólio e da qualidade museológica da Radiolândia – Museu do Rádio, mas também um prémio pela programação de qualidade que temos vindo a desenvolver neste espaço e pela forma cuidada, sofisticada e ambiciosa como apresentámos a nossa candidatura”.
“Esta distinção da Associação Portuguesa de Museologia faz-nos ter a certeza de que estamos no caminho certo, acreditando que os museus são um instrumento de conservação do património cultural e, através deles, a garantia da perpetuação da nossa identidade”, concluiu a vereadora.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu em Lisboa, no Museu dos Coches, e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Ministro da Cultura,  Luís Castro Mendes, Ministro da Cultura.

 

Ler mais na edição impressa ou digital