Assinar
Economia // Negócios & Empresas  

Amoreira Gândara: Investimento marca 10.º aniversário de Clínica Dentária

O investimento realizado no equipamento de um novo gabinete para a medicina dentária e a consolidação dos serviços de saúde que presta à população marcam o 10.º aniversário da Clínica Dentária de Amoreira da Gândara, da médica dentista Carla Moreira.
A médica dentista e proprietária da Clínica, Carla Moreira, faz, assim, um balanço extremamente positivo, sublinhando que a população da localidade e da própria União de Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas são os seus principais clientes. Por outro lado, destaca o facto da clínica – única na localidade – ser uma mais valia, sobretudo para as pessoas de idade para as quais este espaço veio facilitar o acesso a cuidados de medicina dentária.
“Temos um grande número de população com idade avançada que consegue vir pelo seu próprio meio”, refere Carla Moreira, que salienta ainda a colaboração prestada por outra médica dentista, e ainda a existência de consultas de osteopatia com dois médicos osteopatas.
A profissional, com 34 anos, que trabalha há 11 em medicina dentária, reconhece que, hoje, as pessoas têm cada vez mais cuidado e preocupação com a sua higiene e saúde oral e com a prevenção, ainda que as dificuldades económicas sejam o principal fator a afastar os doentes destas consultas. “Sabemos que, por vezes, as pessoas adiam a reabilitação da boca por uns meses por causa das dificuldades”, afiança, acrescentando que a clínica pratica preços bastante competitivos e facilita planos de pagamento faseado. Por outro lado, Carla Moreira avança que a disponibilização de cheques-dentista tem sido uma boa ajuda, sobretudo para os idosos, crianças e jovens até aos 18 anos e grávidas. “Cada vez mais recebemos aqui pacientes com cheque dentista”, refere.
Recuando no tempo, recorda que a aposta feita na abertura de uma clínica dentária, em Amoreira da Gândara se deveu ao facto de “conhecer bem a população”, uma vez que sendo natural da Bemposta e a residir em Ancas, percebeu que era “uma população que justificava ter uma clínica dentária”.
 A doença periodontal causada pela placa bacteriana é uma das patologias mais frequentes, seguindo-se as cáries. Mas a clínica disponibiliza um leque variado de serviços na área da medicina dentária: ortodontia, medicina dentária geral, implantes e próteses fixas (coroas, pontes), e cirurgia de sisos inclusos são algumas das valências mais procuradas.
Consultas de osteopatia com grande procura. Para além da medicina dentária, existe ainda a consulta de osteopatia a cargo de dois médicos especialistas na área (Flávio Mateus e Micaela Almeida).
“O Dr. Flávio Mateus já está connosco há seis anos e esta especialidade tem sido uma mais valia”, até porque sendo um osteopata conceituado, “chegam pacientes de muito longe para as consultas de osteopatia; aliás de todos os concelhos da Bairrada, mas também de outros concelhos da zona centro do país”.
Para o futuro, a médica dentista espera que a clínica venha ainda a crescer em termos de valências e serviços que disponibiliza, recordando as obras  realizadas há um ano e que permitiram a abertura de um segundo consultório de medicina dentária, assim como as alterações nos consultórios de osteopatia (com consultas por marcação), resultaram em investimentos significativos, mas realizados sempre a pensar na prestação de serviços de proximidade, com a melhor qualidade e conforto para os doentes.
O atendimento geral e marcações está a cargo das assistentes Cláudia Moreira e Catarina Duarte.
A Clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h30 e das 14h30 às 19h30 (exceto segunda-feira, que abre apenas de tarde); e aos sábados, das 9h até às 13h.