Assinar
COVID-19

“É urgente a criação dos Centro Covid-19”, alerta Presidente da Ordem dos Enfermeiros (Centro)

É urgente a criação dos Centro Covid-19, separados dos hospitais e Centros de Saúde, para que seja possível continuar a receber, tratar e cuidar de pessoas com outras patologias, sem existir risco de contágio, alerta Ricardo Correia de Matos, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros.
“Todos os dias estão a aparecer cadeias de transmissão ativas dentro dos hospitais e centros de saúde. Esta realidade é absolutamente drástica para o SNS, para as pessoas e para os profissionais de Saúde”, considera este enfermeiro, que afiança que só com Centro Covid-19, separados dos hospitais e Centros de Saúde, será possível continuar a receber, tratar e cuidar de pessoas com outras patologias, sem existir risco de contágio.
Na área dos Hospitais de referência, deve ser isolado um edifício dedicado exclusivamente, ao diagnóstico e isolamento das pessoas suspeitas ou infetadas que ainda não necessitem de cuidados intensivos. “Precisamos de parar rapidamente a cadeia de contágio nos profissionais de saúde”, afirma este responsável, que diz ainda que “todos os doentes com sintomatologia respiratória devem ser tratados como casos suspeitos”.
“Sem o devido Equipamento de Proteção Individual, os profissionais de saúde não podem avançar”, sublinha Ricardo Correia de Matos.