Assinar
Cantanhede

Cantanhede: 14 escolas distinguidas com Bandeira Verde

Dos 14 os estabelecimentos escolares que acabam de ser distinguidos com a Bandeira Verde, destaca-se ainda o facto da EB 2,3 João Garcia Bacelar ter sido reconhecida na categoria Hortos Bio, mais concretamente na vertente Insetos da Horta

São 14 os estabelecimentos escolares do Município de Cantanhede envolvidos no Programa Eco-Escolas que acabam de ser distinguidos com a Bandeira Verde atribuída pela Secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental (FEE) da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Devido ao contexto pandémico em que vivemos e às novas regras impostas pelas entidades governamentais, a cerimónia de atribuição do Galardão Eco-Escolas – Dia das Bandeiras Verdes 2020, decorreu na passada sexta-feira dia, 13 de novembro, este ano, excecionalmente em formato online, adaptado à nova realidade e indo ao encontro das recomendações da Direção-Geral da Saúde.

À semelhança de anos anteriores, o concelho destacou-se pelo elevado número de instituições de diversos graus de ensino galardoadas em função dos projetos de educação ambiental que desenvolveram, atingindo um plano de evidência a nível nacional figurando entre os primeiros a nível nacional, numa lista composta por mais de duas centenas de concelhos. As insígnias foram entregues neste dia em que se reconhece o trabalho de todos quanto contribuem para tornar a escola e a comunidade escolar onde se inserem, muito mais sustentável.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, participou nesta edição de forma virtual, como forma de “reconhecimento a todos os que, apesar da pandemia, se envolveram e levaram até ao fim o Programa Eco-Escolas, e, principalmente, elogiar e agradecer o trabalho empenhado de professores, alunos e restante comunidade educativa” e salientando “orgulhosamente o eco-concelho que somos, o que se reveste ainda de maior importância por tratar-se de um projeto educativo de grande alcance, em termos de educação ambiental, sensibilização, consciência ecológica e de educação para a cidadania”.

Pedro Cardoso assegura que “o projeto é claramente para continuar” relembrando ainda o “certificado de “Município Parceiro Eco-Escolas”, enquanto entidade de suporte na implementação do programa no Concelho”, adiantando que “a Câmara Municipal vai continuar a mobilizar e a apoiar as escolas nesta ação de manifesto interesse pedagógico que reforça a consciencialização de crianças e jovens relativamente à importância do respeito pela natureza e da preservação do meio ambiente. Quanto à edição deste ano, os alunos, professores e pais e encarregados de educação envolvidos estão todos de parabéns pelo trabalho que realizaram, em circunstâncias particularmente difíceis em virtude da pandemia, e que seguramente vai ter continuidade no presente ano letivo”.

Na edição correspondente ao ano letivo 2019/2020, do concelho de Cantanhede foram distinguidas EB/JI de Vilamar, JI de Corticeiro de Cima, EB/JI de Febres, EB de Covões, EB de Corticeiro de Cima e Escola Secundária Lima-de-Faria, (Agrupamento de Escolas Lima de Faria), EB/JI da Tocha, EB da Gesteira, EB da Sanguinheira, JI da Sanguinheira, EB2,3 João Garcia Bacelar (Agrupamento de Escolas Gândara-Mar) e EB de Cantanhede-Sul (Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva), bem como alguns estabelecimentos de ensino não agrupados, designadamente a Escola Técnico Profissional de Cantanhede e a PRODECO – Centro Social de Covões.

Digno de referência é também o facto de a EB2,3 João Garcia Bacelar ter sido reconhecida com na categoria Hortos Bio nas Eco-Escolas, mais concretamente na vertente Insetos da Horta.

Todavia uma alusão ao esforço e empenho da Associação Progresso e Vida da Tocha, a Escola EB1/JI de S. Caetano e a EB Carlos Oliveira que também trabalharam no projeto, mas que alguns contratempos, fruto do surto pandémico, impediram a entrega das conclusões do projeto.