Assinar


Vinhos

Novo vinho da São Domingos homenageia Lopo de Freitas

Lopo de Freitas Bairrada Clássico 2016 homenageia o mentor e líder do crescimento das Caves São Domingos. O empresário, falecido há sete anos, esteve mais de quatro décadas aos comandos da empresa, devendo-se a ele o atual prestígio que a empresa tem.

Em dois momentos distintos, primeiro em Lisboa e depois no Porto, as Caves São Domingos, fundadas em 1937, apresentaram o Lopo de Freitas «Baga» Bairrada Clássico, da colheita de 2016.

Um vinho que a administração da empresa diz resultar de “um exercício da ambição de criar um dos mais notáveis vinhos nacionais, posicionado num patamar de superior qualidade”.

Este Lopo de Freitas “Baga” 2016 teve um longo estágio de 30 meses, 12 deles em garrafa, e segundo Alexandrino Amorim, diretor de Marketing e Comunicação da empresa, é um vinho “de qualidade excelente, ombreando com os mais reputados vinhos nacionais”.

Segundo aquele responsável tratar-se de um vinho que resulta “de mais de uma década de experimentação”, tendo sido igualmente essencial, neste processo, “a intervenção na vinha no sentido de controlar a produção, optimizando-a, e atingir a mais perfeita maturação”.

“Após estes mais de 10 anos de trabalho, em 2016, uma conjugação de factores alinharam-se para criar este vinho”, acrescenta.

Refira-se também que as uvas para a elaboração deste vinho são oriundas de uma única vinha, situada em São Lourenço do Bairro.

O lançamento aconteceu agora em novembro por forma a homenagear Lopo de Freitas, uma vez que se estão a se cumprir sete anos do seu desaparecimento.

Lopo de Sousa Freitas foi o mentor e líder do crescimento das Caves São Domingos, tendo estado mais de quatro décadas aos comandos da empresa, devendo-se a ele o atual prestígio nacional e internacional da empresa. “Cumprindo a ambição de criar um produto de topo, Lopo de Freitas Bairrada Clássico, é também a mais bela e sublime forma de homenagear o homem que trouxe para a empresa a busca da excelência”, destaca Alexandrino Amorim.

Foram produzidas 3.086 garrafas de 0,75 l e 237 garrafas de 1,5 l.