Assinar


Sociedade

Mais de 100 pessoas detidas em 15 dias no âmbito do estado de emergência

Em 15 dias foram levadas a cabo 14.242 ações de fiscalização dando cumprimento às determinações do Decreto que regulamenta o Estado de Emergência.

A GNR e a PSP detiveram mais de cem pessoas por crime de desobediência, entre 15 e 30 de janeiro. Dessa centena de detenções, 40 foram por violação da obrigação de confinamento obrigatório, por incumprimento das medidas previstas no estado de emergência.

Os dados do Ministério da Administração Interna (MAI), conhecidos esta quinta-feira, apontam que naquele período foram levadas a cabo 14.242 ações de fiscalização dando cumprimento às determinações do Decreto que regulamenta o Estado de Emergência.

Esta ação das autoridades levou ao encerramento de 204 estabelecimentos por incumprimento das normas estabelecidas, tendo sido instaurados um total de 3.567 autos de contraordenação, dos quais 1.592 dizem respeito ao dever geral de recolhimento domiciliário.

Entre os autos instaurados, estão o incumprimento do uso de máscara nas vias e espaços públicos, incumprimento da limitação de circular entre concelhos, consumo de bebidas alcoólicas na via pública e regras de ocupação, lotação, permanência, distanciamento físico e meios de marcação prévia nos locais abertos ao público.