Assinar


Cantanhede // Sociedade  

25 casos de infeção por Covid-19 preocupam autarca de Cantanhede

Cantanhede passou de zero casos ativos, há pouco mais de uma semana, para 25.

Nos últimos dias, foram detetados no Município de Cantanhede 25 casos de infeção por Covid-19, situação que atira “o concelho para um rácio de 72 infetados por 100 mil habitantes, quando há pouco mais de uma semana já não havia nenhum caso ativo. Agora a situação começa a ser deveras preocupante”, diz a presidente da Câmara Municipal perante os últimos dados que lhe chegaram, alertando para “a necessidade de as pessoas cumprirem rigorosamente as normas sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde”.

Segundo a autarca, “o que por estes dias se está a passar em Cantanhede mostra bem que não pode haver facilitismos, mesmo sabendo que o processo de vacinação no concelho está a avançar muito rapidamente. Tal como os especialistas têm dito e insistido, a toma da vacina não isenta as pessoas do dever de usarem máscara e cumprirem as outras regras instituídas para o combate à pandemia, uma vez que, como infelizmente se tem visto, estão a ressurgir alguns focos infeciosos no país”, sublinha. Helena Teodósio adianta que, “se o que se passou nos últimos dias no concelho de Cantanhede se acentuar, vamos acabar por ter de voltar a confinar, e isso é tudo o que não queremos, até porque a situação já esteve totalmente controlada não há muito tempo. Por isso”, insiste, “tudo depende dos comportamentos individuais e coletivos, da capacidade de resistir à tentação de cair em situações que potenciam o contágio, especialmente os ajuntamentos em eventos sociais ou outros”.

A líder do executivo camarário cantanhedense considera que, “depois de as coisas terem corrido tão bem com uma evolução da crise sanitária extremamente favorável, temos todos de arrepiar caminho e voltarmos aos padrões de comportamento que fizeram com que o concelho não tivesse registado nenhum caso por um longo período, tanto mais que, com o ritmo a que está a decorrer o processo de vacinação, não faltará muito tempo para que a proteção coletiva seja substancialmente melhorada”.

No Município de Cantanhede foram já administradas 18.500 doses de vacina no centro de vacinação criado no Pavilhão Marialvas e, entretanto, a presidente da Câmara Municipal garante que “a autarquia se mantém muito atenta à evolução da situação epidemiológica, prosseguindo com ações para prevenir e combater a propagação do vírus, ao mesmo tempo que continua no terreno com as iniciativas desencadeadas para mitigar o impacto económico e social da pandemia”.