Assinar
Sociedade

Hoje vamos poder ver a maior superlua do ano em dia de eclipse lunar total

Esta é a segunda superlua do ano e vai trazer um alinhamento dos astros para um eclipse lunar total.

Esta quarta-feira vamos ser brindados com a maior superlua do ano, numa altura em que o Sol, a Terra e a Lua vão estar alinhados, causando um eclipse lunar total.

Entretanto, apesar da facilidade de contemplar a superlua, uma vez que o céu pode estar limpo para ver tal espetáculo, pior será ver o eclipse da Lua, que não será possível e, Portugal.

Para admirar uma superlua é necessário que esta, em fase de lua cheia, fique o mais próximo possível da Terra. Segundo os entendidos no assunto, hoje o centro da lua vai estar apenas a 357,462 Km do centro da terra.

Pena é não podermos ver esta noite os astros alinhados, cuja visualização só será possível na costa oeste da América, na costa leste da Ásia e em alguns territórios do Pacífico. Mas o espetáculo da superlua é garantido, podendo ser vista com facilidade nos céus de Portugal, em toda a Europa e em África.

Refira-se que esta é a segunda superlua do ano. O Observatório Astronómico de Lisboa explica que a lua começará a entrar na penumbra pelas 9h46. “Às 10h45, a lua entra na sombra e ficará completamente coberta a partir das 12h10. Pelas 12h19 o eclipse atinge o seu máximo, permanecendo na totalidade até às 12h28. A partir das 13h53, a Lua sai totalmente da sombra, terminando a ultima fase do eclipse pelas 14h51”, refere o Observatório.