Assinar


Águeda // Sociedade  

Bairrada também teve marca no longo reinado de Isabel II

O leitão da Casa Vidal agradou à Rainha Isabel II, numa visita a Portugal em 1985, ao ponto de encomendar aquele pitéu para outras ocasiões.

O restaurante Casa Vidal, em Aguada de Cima, no concelho de Águeda, tem no seu historial com 58 anos uma linha dourada e real (em ambos os sentidos). Serviu o prato rei da gastronomia bairradina a sua majestade a Rainha Isabel II, que numa visita a Portugal deliciou-se com o leitão do Vidal.

Aquele toque de sabor da Bairrada parece ter aguçado o apetite real ao ponto de pouco tempo depois, a mando da Rainha Isabel II, ter seguido uma encomenda para o Reino Unido. Conta-se, sem grandes pormenores, que terão ido para um banquete de caça num dos palácios da realeza britânica.

O JB recuperou as histórias daquele banquete. A veia empreendedora de Vidal Dias Ferreira e a amizade que tinha com Carlos Moia, conhecido empresário e presidente da Fundação Benfica, influenciada por um conhecido advogado aguedense, Pontes Amaro, acabou por abrir caminho para este toque real da Casa Vidal.

Leia mais aqui ou na edição impressa de 29 de setembro.