Assinar


Águeda // Cantanhede // Sociedade  

Restaurantes O Típico e Marquês de Marialva renovam destaque no Guia Michelin

O selo Bib Gourmand distingue os restaurantes que oferecem boa comida a preços moderados, mas num patamar de excelência.

Os restaurantes “O Típico”, de Águeda, e “Marquês de Marialva”, de Cantanhede, renovaram o estatuto e continuam na lista dos 38 restaurantes nacionais que ostentam o selo “Bib Gourmand” do lendário Guia Michelin, introduzido pelo guia vermelho desde 1997, por entre as famosas estrelas e talheres.

O selo Bib Gourmand distingue os restaurantes que oferecem boa comida a preços moderados, mas num patamar de excelência, aprovado pelo crivo exigente dos inspetores Michelin.

Os dois resturantes bairradinos mantêm esta indicação da Michelin há vários anos consecutivos numa lista que este ano viu entrar sete novos restaurantes de Lisboa, Porto, Tavira e Vila do Conde, num total de 38 com esta distinção.

A lista inclui, na região mais alargada, os restaurantes Dóri (Costa Nova do Prado) e o Solar do Bacalhau (Coimbra).

O anúncio foi feito esta terça-feira, dia 22, na noite da grande gala Michelin, que teve lugar na cidade espanhola de Toledo, que confirmou o reforço das famosas estrelas para restaurantes nacionais, com cinco novos restaurantes portugueses “estrelados” com esta importante insígnia.

A novidade da noite foi a atribuição de uma estrela inédita a um restaurante exclusivamente vegetariano: Encanto, do chef José Avillez. A lista dos novos cinco ficou completa com Kabuki (Lisboa), Kanazawa (Lisboa), Euskalduna Studio (Porto) e Le Monument (Porto).

Portugal conseguiu, igualmente, uma estrela verde, destinada a premiar o compromisso para com a sustentabilidade. O prémio foi para o restaurante Mesa de Lemos, em Viseu, que tem na sua cozinha o chef Diogo Rocha.

A partir de 2024 o Guia Michelin vai separar Portugal e Espanha, que até agora sempre estiveram juntos neste guia, o que pode antever que a próxima gala vai mesmo acontecer em território nacional.