Assinar


Cantanhede // Sociedade  

677 cuidadores informais registados em Cantanhede

O CuidIn tem como objetivo dignificar e capacitar os cuidadores informais para o processo de cuidar da pessoa em situação de dependência.

A decorrer em Cantanhede desde julho de 2020, o projeto CuidIn registou, até ao momento, 677 cuidadores informais no concelho.

Em conformidade com os dados recolhidos nas 402 entrevistas de diagnóstico aplicadas, foi possível traçar o perfil destes.

A partir do segundo semestre de 2022, o CuidIn desenvolveu ações de capacitação/formação gratuitas, dinamizadas por técnicos da Rede Local CuidIn, junto dos cuidadores informais distribuídos pelas 14 freguesias do concelho.

As sessões foram dinamizadas por uma equipa multidisciplinar (assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, gerontólogos, animadores socioculturais, entre outros) tendo por base um programa psicoeducativo.

Destas ações resultaram 194 cuidadores informais capacitados, dos quais 169 já foram alvo de uma entrevista de avaliação de impacto após a capacitação.

Valorizar quem cuida

“O Município de Cantanhede, enquanto um dos investidores sociais do projeto CuidIn, reconhece a importância da formação das pessoas que cuidam, pois desta forma está também a dar melhor qualidade de vida às pessoas cuidadas”, destaca a vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões.

Ainda de acordo com a autarca, foi essa estratégia que levou já à distinção da Câmara Municipal de Cantanhede como uma das autarquias “que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais”.

O CuidIn tem como objetivo dignificar e capacitar os cuidadores informais para o processo de cuidar da pessoa em situação de dependência, visando tornar-se ainda numa referência ao nível das boas práticas no âmbito dos cuidados informais.

O projeto resulta da parceria entre o promotor Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra, o parceiro Centro de Estudos e Desenvolvimento em Cuidados Continuados e Paliativos e os investidores sociais Município de Cantanhede e Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia.