Assinar


Saúde

Terá o meu filho/a idade para usar aparelho dentário?

O correto crescimento e desenvolvimento dos maxilares, assim como as funções orais adequadas, são fundamentais para a qualidade de vida da criança.

Por: Katerin Costa
Clínica Saúde 12, Mamarrosa

Muitos de nós pensam que o tratamento ortodôntico só deve ser feito em dentição definitiva ou com o crescimento concluído. Por esta razão algumas crianças chegam demasiado tarde à consulta de Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM).

A OFM é uma área da medicina dentária dedicada ao tratamento de alterações do crescimento e desenvolvimento crânio-facial.

Direciona o correto crescimento facial tentando evitar no futuro: cirurgias maxilo-faciais, extrações dentárias para correção ortodôntica, assimetrias faciais, problemas respiratórios, estéticos e fonéticos. Estas alterações condicionam a autoestima da criança e têm um impacto na saúde oral e geral da criança.

Arrisco reforçar que o correto crescimento e desenvolvimento dos maxilares, assim como as funções orais adequadas, são fundamentais para a qualidade de vida da criança.

A OFM utiliza por vezes aparelhos ortopédicos removíveis ou apenas a remoção de interferências dentárias funcionais indesejáveis durante o crescimento, atuando diretamente sobre o sistema neuromuscular e cria novos reflexos posturais e uma dinâmica mandibular funcional e saudável, redireciona o crescimento, permitindo crescer de forma saudável.

Sinais de alerta

Assimetria facial

Apinhamento

Respiração oral

Mastigação unilateral

Dificuldades fonéticas

Mordida Profunda

Mordida Cruzada Unilateral

Mordida Cruzada Anterior

Mordida Aberta

Retrognatismo

Prognatismo

Olheiras marcadas