Assine já


Bairrada

José Pedro Soares reconduzido na presidência da Rota da Bairrada

Associação foi criada em 2016 e tem a sua atividade centrada na dinamização, promoção e valorização da atividade vitivinícola da Bairrada e das diversas atividades no âmbito do enoturismo.

Teve lugar, no passado dia 7 de maio, a eleição dos novos corpos sociais da Rota da Bairrada, associação de caráter regional, criada em 2016 e cuja atividade se centra na dinamização, promoção e valorização não apenas da atividade vitivinícola da Bairrada, mas, igualmente, das diversas atividades no âmbito do enoturismo e cultura nas suas variadas valências.

Em Assembleia realizada no associado Quinta das Lágrimas, em Coimbra, foi apresentada e eleita a lista única, encabeçada por José Pedro Soares, em representação da Comissão Vitivinícola da Bairrada, e que foi eleita por unanimidade dos associados presentes para um novo mandato de quatro anos. Para além da presidência assumida pela CVR Bairrada, integram a Direção os Municípios de Cantanhede e Oliveira do Bairro, as Caves São João, Rui Lucas, Unipessoal, Lda., a Quinta das Lágrimas e a Aveiro Emoticons. A Assembleia Geral é presidida pelo Município de Anadia, sendo ainda composta pelo Município de Vagos e a Adega Cooperativa de Cantanhede. Já o Conselho Fiscal será composto pelo Município da Mealhada, Cave Central da Bairrada e Restaurante Casa Vidal.

Perante os resultados eleitorais, Pedro Soares agradece o voto de confiança que, mais uma vez, foi concedido à equipa  pela Assembleia para um mandato de quatro anos que será, sobretudo, repleto de desafios e responsabilidades, entre eles o de tornar a Rota da Bairrada a primeira das Rotas de Vinhos DMC, com competências para, além de promoção e comercialização de vinho, alargar essa valência à de venda de produto integrado, ou seja, promover e vender produto de alojamento e experiências mais globais, o que será pioneiro e inovador no território nacional.

O assumir de responsabilidades na área do GAL Rural de Aveiro é uma outra missão exigente para esta nova direção. Em primeiro lugar, estas novas competências da Rota da Bairrada, mostram o crédito que hoje é concedido a esta associação, conquistado junto da Comunidade Intermunicipal de Aveiro, mas igualmente dos agentes com responsabilidade na área rural que se reveem na capacidade e nas provas dadas pela Rota para implementar e decidir apoios regionais nesta área, tutelada pelo Ministério da Agricultura.

Outro desígnio destes novos órgãos sociais será igualmente a comemoração dos 20 anos de criação da Rota da Bairrada, o que ocorre já em 2026, uma efeméride que será celebrado, certamente, com um conjunto de iniciativas que revelarão a capacitação que a associação alcançou na forte promoção e divulgação da região nestas duas décadas.