Assine já


Cantanhede // Cultura // Sociedade  

Marmostra bate recordes no regresso à Praia da Tocha

A diversidade de estilos e narrativas espelha bem o objetivo do Marmostra: abrir espaço a histórias de todos os cantos do mundo, mas que encontrem na Praia da Tocha um lugar para serem ouvidas, vistas e partilhadas.

A Praia da Tocha volta a ser palco, entre os dias 18 a 20 de julho, do Marmostra – International Film Festival, uma celebração do cinema e da cultura contemporânea com os pés na areia e os olhos postos no grande ecrã. Este ano, o festival muda-se para o jardim da Associação de Moradores da Praia da Tocha (AMPT), um espaço mais verde e acolhedor, mas mantém intacto o espírito livre e comunitário que o tornou único.

Nesta 8.ª edição, o festival bateu recordes. “Chegaram à plataforma FilmFreeway mais de 2.000 submissões de curtas-metragens, de mais de 100 países diferentes. No total, foram 18 filmes selecionados, entre produções de Portugal, Brasil, Índia, Colômbia, França e Estados Unidos”, revelou Paulo Delgado, fundador deste projeto e dinamizador do certame.

A diversidade de estilos e narrativas espelha bem o objetivo do Marmostra: abrir espaço a histórias de todos os cantos do mundo, mas que encontrem na Praia da Tocha um lugar para serem ouvidas, vistas e partilhadas. Mais do que um festival de cinema, o Marmostra é um encontro, entre realizadores e público, entre música e imagem, entre a tradição e a experimentação. É uma oportunidade para quem gosta de cinema, mas também para quem gosta de sair de casa, ver coisas novas e sentir que faz parte de algo maior.

Na apresentação, que decorreu no passado dia 12 de julho, o presidente da AMPT, Hélder Gonçalves, mostrou-se mais uma vez confiante “no êxito desta edição e do interesse crescente” por esta iniciativa, enquanto que o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, destacou “a relevância das vertentes cultural, social, turística e ambiental do Marmostra, um festival que é uma celebração da criatividade, do talento de cineastas independentes ou amadores, assim como entusiastas de cinema”.

O presidente da JF da Tocha, José Cruz, destacando o sucesso das anteriores edições, acredita que “a deste ano vai confirmar mais uma vez o Marmostra como um festival internacional e uma oportunidade de promover o cinema, mas também a Praia da Tocha.” Alexandre Vaz, diretor do Festival, recordou os objetivos do certame, de “promoção da cultura e do cinema, num festival que celebra a sétima arte”.