O município de Anadia volta a ser palco de mais uma grande competição internacional de ciclismo. O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, em Sangalhos, acolhe, entre 15 e 20 de julho, o Campeonato da Europa de Pista em Sub 23 e Juniores, nas vertentes feminina e masculina, numa organização da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), em parceria com a União Europeia de Ciclismo (UEC), com o apoio do Município de Anadia.
A competição bateu este ano o recorde de participantes, com 458 atletas inscritos, em representação de 30 países: Alemanha, Arménia, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bulgária, Chéquia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.
As seleções de Itália (56), Alemanha (50) e Polónia (48) lideram em número de participantes, seguidas pela França e Grã-Bretanha, com 34 atletas cada. Portugal estará representado por 12 corredores, seis femininos e seis masculinos, designadamente Marta Carvalho, Raquel Dias, Patrícia Duarte e Beatriz Roxo (Sub-23 Femininas); Gabriel Baptista e João Martins (Sub-23 Masculinos); Emília Baía e Bruna Gonçalves (Juniores Femininas); João Almeida, Francisco Alves, José Paiva e João Silva (Juniores Masculinos).
Com o intuito de apoiar a organização da competição, o Município aprovou, na sua última reunião de executivo, a atribuição de uma verba de 35 mil euros à FPC. Para além do apoio financeiro, o Município deliberou ainda a cedência de instalações, bem como meios logísticos e serviços necessários à organização dos respetivos eventos desportivos.
Segundo o município “a realização de mais esta competição internacional vem, assim, reforçar o desígnio de Anadia de se afirmar, cada vez mais, como Município do Desporto, desígnio esse reconhecido pela atribuição do estatuto de Centro Continental (Satélite) do Centro Mundial de Ciclismo da União Ciclistica Internacional (UCI).”
Por outro lado, nota da autarquia refere ainda que “o evento irá contribuir para reforçar a notoriedade de Anadia no panorama do ciclismo europeu e a afirmação do CAR como um polo europeu de excelência para o treino de ciclismo, em especial nas disciplinas olímpicas e no desenvolvimento de talentos de alto rendimento.”
O Município realça ainda o impacto que a competição irá ter na economia local, ao nível da hotelaria, restauração e outros serviços, prevendo-se uma taxa de ocupação superior a 5 mil dormidas em unidades hoteleiras da região da Bairrada, entre oito a 10 dias.
Acrescente-se ainda que os residentes no concelho têm entrada gratuita no evento, podendo levantar o respetivo bilhete, mediante prova de residência, no local. Os restantes terão de adquirir os ingressos de entrada, cujos preços variam entre os 10 euros (diário) e os 40 euros (passe para os seis dias). Os federados beneficiam de 50 por cento de desconto no bilhete diário.