A equipa de juniores do Frei Gil Voleibol Clube (FGVC) subiu, no domingo, ao terceiro lugar do pódio da final four de apuramento do campeão nacional (2.ª divisão), que se realizou no pavilhão da EB 2/3 Frei Gil, em Bustos.
Foram três dias intensos, que consagraram a equipa do Gueifães como campeã. A equipa do Clube Desportivo Marista de Carcavelos foi vice-campeã, seguindo-se o FGVC em 3.º e o Clube de Futebol Os Belenenses em 4.º.

À exceção do Gueifães, equipa que se destacou e foi uma justa campeã, as restantes equipas demonstraram estar equiparadas, com resultados imprevisíveis até ao final. A começar desde logo, pelo primeiro jogo, na sexta-feira à noite. Com um ambiente nas bancadas “absolutamente fantástico, estivemos a um ponto de perder mas conseguimos ganhar 3-2, ao Belenenses. Foi um jogo inesquecível, com emoção até ao fim”, realça o presidente do FGVC, Fernando Pato.

Nos outros dois jogos, o FGVC perdeu por 3-0 com o Gueifães; e voltaria a perder, por 3-1, no domingo, contra os Maristas.
Feliz e orgulhoso foi como se sentiu o técnico do FGVC, Miguel Margalho, no final da prova, face às metas concretizadas e até ultrapassadas. “O objetivo era levar estas atletas a uma fase do campeonato nacional e conseguimos, lutando em todos os jogos desta final e proporcionando uma festa muito bonita”, referiu ao JB.
Depois das dificuldades sentidas durante a época, “tínhamos noção de que estar aqui já era muito bom e de que tudo o que viesse era ganho”, acrescentou, lembrando que este grupo é novo e está junto há apenas dois anos.
A competição termina, mas a equipa vai continuar a trabalhar durante este mês de maio. Para o ano, “está tudo em aberto”, menciona Miguel Margalho, que foi adjuvado esta época por Nelson Marques e Carlos Cipriano.
Fernando Pato confessou ao JB ter “um carinho especial por esta equipa, pois foi a primeira a surgir após o encerramento do IPSB e que nos fez acreditar que o clube não iria terminar”. Esta é, para o presidente da direção, “uma geração que está a manter bem vivo o espírito Frei Gil e que já tinha participado na final 8 em cadetes, no Castelo da Maia”.
Para Fernando Pato, pode estar aqui o início de uma “fase muito boa e promissora para o Frei Gil”, já que o clube está também a conseguir “a formação desde a base, com cerca de 50 atletas nos minis”.
Esta final four contou com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro – desde logo, nas instalações, mas também no som e nos prémios para as equipas participantes -, e da ABTF, patrocinador oficial do FGVC.