Assinar


Águeda

Câmara sensibiliza população para limpar Águeda

A Câmara Municipal de Águeda está a tentar sensibilizar a população para que esta participe na acção “Limpar Portugal”. Na passada semana, o executivo reuniu com vários munícipes, presidentes de Junta e voluntários inscritos no Grupo de Águeda.

Para sensibilizar os presentes e mostrar que só a união e o empenho de cada poderão levar ao sucesso do projecto, o encontro iniciou-se com a visualização de um vídeo promocional realizado na Estónia, o berço da iniciativa. Assim, e como os bons exemplos podem e devem ser seguidos, foi apresentado o exemplo de como a Estónia conseguiu reunir 50.000 voluntários e recolher 10.000 toneladas de lixo, em apenas 5 horas. O vídeo terminou com o repto: “Vamos fazê-lo?”, o slogan foi aproveitado pelo vice-presidente da Câmara, Jorge Almeida, para desafiar os presentes.

À semelhança da reunião anterior, Jorge Almeida voltou a apelar à mobilização de todos para este dia, porque “é necessário sensibilizar as pessoas e por isso precisamos de todos”.

A iniciativa “Limpar Portugal” recebeu, no dia 1 Março, o alto patrocínio do Presidente da República. O Dia L é um movimento cívico que tem como principal objectivo, no dia 20 de Março de 2010, promover uma mega operação de limpeza no país. Iniciativa apoiada pela autarquia de Águeda, pretende-se, através da participação cívica, promover a comunicação e a reflexão sobre a problemática dos resíduos, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável.