Assinar


Bairrada // Mealhada  

Conheça os finalistas do Pólo II das Escolíadas 2010


O Colégio de Albergaria-a-Velha, com 304 pontos; a Secundária Dom Dinis, de Coimbra, com 283 pontos e a Dr. João Lopes de Morais, de Mortágua, com 274 pontos são as três escolas que vão disputar a Final do Pólo II – Três Pinheiros, das “Escolíadas 2010”. A Final vai ter lugar na próxima sexta-feira, dia 21 de Maio, às 22.30 horas, no palco da discoteca “Outro Mundo”, na Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada.

A tabela da classificação final do Pólo II ficou conhecida na noite do último sábado, dia 15 de Maio, após terminar a quarta sessão da segunda fase das “Escolíadas 2010”, que antecede assim a Final. Das quatro escolas que prestaram provas – ADA – Associação Diogo de Azambuja (232 pontos), de Montemor-o-Velho e Dom Dinis, de Coimbra (283 pontos), na noite de sexta-feira, 14, e Secundárias da Mealhada (272 pontos) e de Oliveira do Bairro (239 pontos), no sábado – apenas a escola de Coimbra conseguiu pontuação suficiente para mexer com a tabela provisória registada no fim-de-semana anterior, que já colocava o Colégio de Albergaria-a-Velha na liderança.

A noite de sexta-feira, dia 14 de Maio, sexta sessão das “Escolíadas 2010”, ficou marcada pela estreia da ADA, que reúne a Escola Profissonal de Montemor-o-Velho e a Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte (EPAAD). O tema “Amor”, nas suas várias expressões, foi o escolhido por aqueles estabelecimentos de ensino para trazer ao palco do concurso.

O júri considerou tratar-se de uma temática “importante e pertinente”, visto que “nunca é demais falar no Amor”. A prova de Teatro trouxe as várias fases do Amor e as várias formas de amar, numa encenação contemporânea que mereceu 85 pontos. Já a Claque, que vestiu de branco com corações vermelhos no peito, conquistou 90 pontos, um somatório conseguido pela prestação dada desde a entrada até à final da sessão.

Joaquim Carrasco, director da EPAAD, lembrou que a ADA, convidada a participar pela primeira vez nas “Escolíadas”, ficou “entusiasmada com o desafio, sendo o nosso principal objectivo proporcionar aos alunos divertimento. Esta também foi uma forma de ver como funciona o concurso”. Já a professora Sandrine Tralhão admitiu que a primeira participação da ADA foi “óptima. Desde que os alunos se divirtam e os colegas também, o final é sempre bom, independentemente do resultado”. A docente explicou que o tema escolhido teve a ver com “a união que queremos criar na escola entre os alunos”.

Eveline Lopes, aluna do 2º ano de Animação Sociocultural da Escola Profissional de Montemor-o-Velho, que integrou a Claque, disse ter gostado muito por ter sido uma “experiência muito boa, mesmo não tendo passado à Final. Ficámos com vontade de repetir para o ano”.

A Secundária Dom Dinis apresentou em palco o tema “Tempus ou Outra Passagem das Horas”. A escola quis mostrar como os compromissos, reuniões, objectivos, actividades e até lazer, tudo é controlado pelo relógio. Mas que é preciso acreditar que “não somos movidos pelos córdeis do tempo, não somos marionetas do tempo, porque depende da nossa vontade”. A temática reflectiu-se na Claque através dos relógios que cada um “vestiu”, todos com uma hora diferente, somando 106 pontos. Já a prova de Teatro, essa alcançou a pontuação máxima do júri (119 pontos), que considerou os textos “excelentes”, assim como a articulação entre os diferentes momentos, “sempe no ponto certo”.

Alexandra Palrinhas, aluna do 12º ano, participante na prova de Teatro e Música, disse que este seria o último ano nas “Escolíadas” como aluna, daí “especial”. Admitiu que “na prova de Música podíamos ter feito melhor”. Sobre a escolha do tema, o “grupo de Teatro que existe na escola sentou-se e de um conjunto de ideias, surgiu o que trouxemos aqui hoje (dia 14)”.

As professoras Teresa Sá e Manuela Nogueira afirmaram estar muito satisfeitas com a prova de Teatro, obtendo a pontuação máxima. “Era a nossa aposta, sendo a base deste trabalho. A pontuação conseguida foi a melhor forma de reconhecer todo esse trabalho”. Teresa Sá reforçou: “Cumprimos a nossa missão. Trouxemos uma temática de reflexão, demos o máximo, estivemos com dignidade dentro das condições económicas que temos”.

Mealhada não chega à Final por 2 pontos.

A noite de sábado, dia 15, recebeu mais duas escolas, sendo uma delas a da casa – Escola Secundária da Mealhada – e a outra a Escola Secundária de Oliveira do Bairro (ESOB).
“Um Bicho da Terra tão Pequeno”, expressão usada por Luís Vaz de Camões, em “Os Lusíadas”, no século XVI, para referir a fragilidade do Homem quando comparado ao poder da Terra, enquanto reflecte sobre os perigos a que a mãe natureza submete o ser humano foi o tema escolhido pela Secundária da Mealhada para apresentar no palco das “Escolíadas 2010”.

O júri entendeu que a temática era importante no sentido de ser “necessário questionarmos o nosso posicionamento na Terra”. A prova de Teatro, que somou 102 pontos, mostrou como as alterações climáticas são cada vez mais intensas e constantes, mostrando como a esperança do rejuvenescimento global e humano reside na astronomia. A Claque, com 102 pontos, apresentou dois possíveis futuros, que surgem na sequência do aquecimento global – o degelo dos glaciares (branco) e o incêncio do planeta Terra (vestidos de negro com chamas laranja).

A escola da casa, que ficou a dois pontos da Secundária de Mortágua, colocada em terceito lugar na classificação geral do Pólo II, admite que mesmo assim esteve bem, “porque demos o nosso melhor”, como afriançou a aluna do 11º ano Inês Duarte, que fez parte da prova de Teatro. “Ficámos desiludidos porque gostávamos de ir à Final e esta é a terceira vez que ficamos a um ou dois pontos desse passo. Mas sabemos que tivemos boas prestações”, reforçou.

Para Miguel Pereira, aluno do 12º ano, participante no Teatro, a sessão “correu bem, porque acima de tudo divertimo-nos. E foi por isso que ganhámos na mesma, porque este é o primeiro objectico das ‘Escolíadas’. Sabemos que demos o nosso melhor”. Também o professor Pedro Semedo admite que a prestação da Mealhada foi positiva por dois motivos: “Por colocar os alunos a criar e a organizarem-se entre si, o que resultou na apresentação de provas boas e também porque melhoraram muito, em termos globais, do ano passado para este, mostrando que aprenderam com as insuficiências de 2009. Aprenderam, corrigiram e eu gostei muito da prestação deles, porque em termos de qualidade média foi muito boa, não havendo provas fracas. Os dois pontos que faltaram é apenas um pequeno pormenor”, finalizou o docente, sorrindo.

No caso da ESOB, o tema para a 21ª edição das “Escolíadas” foi Artes Urbanas, considerado pelo júri “interesante”. A prova de Teatro, com 78 pontos, mostrou as diferenças entre alguns estilos de vida, estando sempre presente o Hip Hop, um movimento cultural iniciado nos Estados Unidos da América, como forma de reacção aos conflitos sociais. As influências do Hip Hop também estiveram bem patentes na prova de Dança (94 pontos), que trouxe a evolução de vários estilos de Hip Hop.

O aluno Aníbal Couto, do 10º ano, participante na prova de Dança, disse que a ESOB esperava um melhor resultado. “Na prova em que participei senti que o grupo estava muito unido. No entanto, foi pena no Teatro não ter corrido melhor”, disse, frisando que de qualquer forma foi importante e bom estar nas “Escolíadas 2010”.

Sobre a sessão do dia 14, sexta-feira, Cláudio Pires sublinhou que a ADA, para primeira participação, “esteve muito bem, porque conseguiu captar o espírito do evento”. Sábado, dia 15, tratou-se de “uma boa sessão. Ao faltarem dois pontos à Mealhada para estar na Final, isso demonstra precisamente que houve boas provas”.

Nesta fase é importante dar os parabéns a todas as escolas que não foram à Final e desejar boa sorte aos três estabelecimentos de ensino secundário que vão estar na sexta-feira no palco do Pólo II, nos Três Pinheiros, na Mealhada.

Finalíssima no Velódromo Nacional

Após realizar-se a Final do Pólo II (21 de Maio), no dia 2 de Junho, quarta-feira, véspera de feriado, o Velódromo Nacional de Sangalhos, concelho de Anadia, vai receber a Finalíssima das “Escolíadas 2010”, que vai colocar no mesmo palco quatro escolas, que vão lutar pelo primeiro lugar. Apuradas estão já as duas escolas do Pólo I – Centro Cultural de Ílhavo. São elas a Escola Secundária Homem Cristo, de Aveiro, com 296 pontos e a Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, de Esgueira, que somou 291 pontos.

Definidas as escolas que vão ocupar o pódio da 21ª edição do evento é a vez de realizar-se a “Gala de Entrega de Prémios das Escolíadas”, no dia 4 de Junho, sexta-feira, que à semelhança do ano passado acontece no Centro Cultural de Ílhavo.

Exposição com mais de 50 quadros

A “ESCOLÍADAS – Associação Recreativo-Cultural” vai realizar uma exposição com cerca de 50 quadros, referentes à prova de Pintura das “Escolíadas” dos anos de 2009 e 2010. A mostra vai ter lugar no CoimbraShopping, em Coimbra, na última semana de Maio, após ter lugar a Final do Pólo II.