Assinar


Bairrada // Vagos  

Autoridades monitorizam água do mar na praia da Vagueira

A Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Centro e a Autoridade de Saúde do Baixo Vouga estão a monitorizar a qualidade da água do mar na praia da Vagueira, Vagos, devido ao aparecimento de uma quantidade “anormal” de espumas na água.

“Sábado e domingo já se notavam alguns sinais dessa espuma de cor acastanhada”, disse à Lusa, Paulo Anastácio, nadador-salvador na praia da Vagueira.

De acordo com Paulo Anastácio, os banhistas têm manifestado alguma preocupação, mas não tem havido reclamações.

“As pessoas têm falado connosco, mas como o mar está revoltado, os banhistas não tomam banho e, portanto, não entram em contacto com esta espuma”, disse.

Segundo um comunicado da ARH do Centro, este episódio é recorrente nos últimos anos e “surge normalmente associado ao aumento do período de exposição à luz solar, ao aumento da temperatura ambiente e da temperatura da água, e à própria dinâmica costeira e à disponibilidade de nutrientes”.

Na mesma nota, a ARH do Centro refere que a Autoridade de Saúde do Baixo Vouga decidiu não interditar a praia a banhos, visto tratar-se de um “episódio semelhante ao ocorrido nas épocas balneares anteriores, em que as espécies de diatomáceas identificadas não apresentavam toxicidade”.