Assinar
Atletismo // Desporto  

Gil Ferreira campeão nacional de veteranos

Em pista, Gil Ferreira sagrou-se campeão nacional de veteranos, enquanto que em corrida de montanha, um trio de atletas da ADERCUS foi seleccionado para participar no campeonato da Europa.
Decorreu no Centro de Estágios do Luso este fim-de-semana, o campeonato nacional de pista para veteranos, dividido em duas jornadas, disputadas no sábado à tarde e no domingo de manhã.
Gil Ferreira esteve presente nas duas jornadas, tendo corrido no sábado à tarde a prova de 1500m, na qual foi superado por António Oliveira (Académica) na ponta final da prova. Ainda assim, Gil sagrou-se campeão nacional do escalão M35 com a marca de 4min10seg., enquanto que o atleta conimbricense foi o campeão M40, com 4min09seg.
No segundo dia, o atleta da ADERCUS voltou a calçar as sapatilhas de bicos, para alinhar na corrida de 3000m planos, na qual alcançou a vitória absoluta sobre todos os veteranos presentes, tendo tido em Artur Rodrigues (NA Cucujães) um opositor à altura até muito perto da meta, tendo-se assistido a uma disputa da prova muito táctica entre ambos. Assim, Gil cortou a meta com a marca de 9min30seg., longe do seu melhor registo, mas com a conquista de uma vitória que coroou uma época recheada de excelentes prestações.
O júnior Diogo Ferreira correu também no domingo de manhã, o GP de Mozelos, em Santa Maria da Feira, numa prova cuja distância foi de 8300m e na qual o atleta cortou a meta no 5.º lugar.
Entretanto, a Federação Portuguesa de Atletismo divulgou a lista de atletas seleccionados para participar no Campeonato da Europa de Montanha que se realiza no dia 4 de Julho em Sapareva Banya – Bulgaria.
Aires Sousa (FC Penafiel), Gonçalo Borges (GD 3 Santos Populares), José Carvalho (Constrolândia) e Rui Muga, em masculinos, Carla Martinho (ADERCUS), Márcia Martins (ADERCUS), Lucinda Moreiras (NCL Sport Clube) e Cátia Galhardo (AR Estrelas do Sul) em femininos, compõem a selecção no escalão de seniores.
No escalão de juniores, Paulo Mendes (GD Unidos do Cano) em masculinos e Susana Rosa (ADERCUS) e Sónia Pinto (Alunos de Meirim FC) são os atletas seleccionados.
A selecção, que tem partida marcada para a Bulgária no dia 2 de Julho e regresso a 5 do mesmo mês, é acompanhada por Fernando Fernandes, enquanto Team Leader, e António Vieira (fisioterapeuta).