Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Pólo Escolar da Palhaça abre para novo ano lectivo

A entrada em funcionamento do segundo pólo escolar do concelho marca o arranque do ano lectivo 2010/2011 na freguesia da Palhaça. Esta segunda-feira, 13 de Setembro, 150 crianças, respectivos encarregados de educação, pessoal docente e auxiliar, estrearam o novo Pólo Escolar. Trata-se do segundo equipamento do género no concelho, depois da abertura do Pólo Escolar de Oliveira do Bairro, há um ano. Fruto de um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros, comparticipado pelo QREN, apresenta condições de excelência para acolher crianças do pré-escolar e 1.º ciclo.
O equipamento contempla seis salas do 1.ºciclo, quatro salas do ensino pré-escolar, uma biblioteca, dois laboratórios, refeitório e cozinha. O ano lectivo arrancou com seis turmas do 1.º ciclo e duas salas de pré-escolar. A escola integra ainda um ginásio, um campo de jogos e um parque infantil para os mais pequenos.
Esta abertura foi assinalada com a presença do executivo municipal que, pessoalmente, esteve a dar as boas- vindas aos novos inquilinos. Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, afirmou que, se este era um dia importante para a autarquia, o seria, certamente, mais para a Palhaça e sobretudo para as crianças, como lhes fez questão de dizer: “a freguesia ganhou um novo equipamento de excelência ao serviço das gerações futuras e vocês nunca se vão esquecer que foram os primeiros a inaugurar este espaço, uma escola onde vão certamente gostar de aprender”. O autarca sublinhou ainda a aposta da autarquia na educação: “Este pólo escolar marca a continuidade daquilo que definimos em matéria de educação. Queremos dotar o concelho de uma boa rede de pólos escolares, reunir todas as condições necessárias para facilitar a missão dos professores, motivar a aprendizagem dos alunos e fazer da escola um local onde se vai e gosta de estar e aprender”.
Perante uma sala repleta de encarregados de educação, o autarca recordou a antiga escola da Palhaça, requalificada por este executivo no anterior mandato, “uma escola com décadas, por onde passaram avós, pais e irmãos de tantos aqui presentes, e que, por ter sido requalificada, reúne condições que vão permitir suprimir outras necessidades da freguesia”, referiu.

Primeiro dia tranquilo

De acordo com a coordenadora do estabelecimento, Lisete Marinheiro, o primeiro dia no Pólo Escolar da Palhaça decorreu com normalidade. Mesmo entre o pré-escolar, área mais sensível na adaptação, uma vez que para muitos se trata do primeiro dia longe de casa e dos familiares, as crianças passaram um dia calmo com direito a teatro de fantoches e festa com lanche partilhado.
No 1.º ciclo, e depois do reconhecimento do espaço com os pais, os alunos tiveram apresentações dos professores das actividades extra curriculares e o espaço exterior foi palco das brincadeiras de um primeiro dia na escola nova.