Assinar
Anadia // Bairrada  

Sangalhos: Registo de dadores de medula óssea nos HPP

O Núcleo de Saúde da Associação CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social realiza no próximo sábado, dia 13, no Hospital da Misericórdia de Sangalhos – Hospitais Privados de Portugal (HPP), a terceira sessão de recolha de registo de dadores de medula óssea, que vai decorrer entre as 9 e as 13h e das 14 às 17h.
A iniciativa acontece no seguimento dos registos já efectuados na Mealhada e depois em Águeda, contando desta vez com a parceria do HPP-Sangalhos, que solicitou a organização da actividade à Associação CADES, através do Núcleo de Saúde. Este registo vai ter também a colaboração do Centro de Histocompatibilidade do Centro (CHCCentro).
Uma brigada do CHCCentro vai estar presente todo o dia em Sangalhos, para recolher amostras de sangue de voluntários que se queiram inscrever no “Registo Português de Dadores de Medula Óssea” e esclarecer sobre os procedimentos.
São algumas as condições de participação, para quem deseje inscrever-se: é necessário que cada voluntário tenha entre 18 e 45 anos; que apresente um peso mínimo de 50 quilogramas; tem de ser saudável e nunca ter recebido uma transfusão de sangue.
Os participantes na campanha para o registo de dadores de medula óssea não devem ir em jejum e têm de fazer-se acompanhar do respectivo Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão.
Recolher o maior número de pessoas para se registarem como potenciais dadores de medula óssea e sensibilizar a população para as leucemias, assim como cativar a atenção para estes simples, mas tão importantes actos de solidariedade são os objectivos desta actividade do Núcleo de Saúde da CADES.