Assinar


Atletismo // Desporto  

ADREP distinguida ao mais alto nível nacional

A ADREP/Elite Club esteve em destaque nas primeiras competições organizadas ao mais alto nível nacional pela Federação Portuguesa de Atletismo. No sábado, em Pombal, Jorge Batista (na foto) foi 3.º classificado nos 400m, entre os melhores seniores de Portugal, na Taça FPA de Velocidade e Barreiras. Já no domingo, em Alpiarça, o ainda juvenil Miguel Costa concluiu a prova de comprimento da Taça FPA de Saltos na 4.ª posição.
Jorge Batista, especialista em 800m, fez a sua melhor marca de sempre nos 400m em pista coberta, com 50s41, só superado por António Rodrigues e Carlos Pinheiro (ambos do Sporting), dois dos melhores velocistas portugueses.
Andreia Santos, recém promovida à categoria de juvenis, foi a figura da equipa, com promissores 62s79, na primeira vez que correu os 400m, marca que, na época transacta, seria a 6.ª melhor do Ranking Nacional de juvenis.
Ainda nesta competição, muito próximo do seu recorde pessoal, ficou o júnior Ariel Pereira, com 7s36, aos 60m.
No domingo, a equipa da Palhaça deslocou-se a Alpiarça, palco que acolheu boa parte dos melhores saltadores portugueses da actualidade.
O maior destaque vai para Miguel Costa, atleta juvenil que arrancou a época com 6,69 metros no salto em comprimento. Um novo recorde pessoal que lhe valeu o 4.º lugar, numa prova ganha por Marcos Caldeira (Benfica), um dos melhores seniores nacionais.
A ADREP/Elite Club fez-se ainda representar com Flávia Costa, outra atleta ainda juvenil, que concluiu a prova de salto em altura com 1,44m.

Duas dezenas em Aveiro. Ao nível distrital, em Aveiro, disputou-se o Campeonato Distrital de Veteranos, competição que consagrou três atletas da ADREP/Elite Club. Sandra Leitão e Augusto Cardoso dominaram os 3000m marcha e sagraram-se campeões distritais de Inverno, ao passo que João Arrães foi o melhor veterano 1 na prova de 3000m, alcançando também o ouro.
Paralelamente, disputou-se o Torneio de Reis para os mais jovens, competição onde a equipa da Palhaça participou com cerca de duas dezenas de atletas.
A prestação de maior relevo vai para Carla Santos, que se estreou na pista esta época com 10m54s, aos 3000m, uma marca muito próxima do seu recorde pessoal, feito em pleno Verão, que lhe valeu a vitória.
Ainda nas distâncias mais longas, Rúben Reis, ainda juvenil, melhorou o seu recorde, com 4m28s, aos 1500m. Na mesma distância, também melhorou o iniciado Carlos Sousa, com 4m38s. Este atleta também progrediu consideravelmente, nos 800m, com 2m13s.
Carla Reis (iniciada 1) estreou-se nos 1500m, com 5m40s, um notável registo para uma atleta que dá os primeiros passos na modalidade. Enquanto a sua colega de equipa, Rute Seabra (iniciada 1), melhorou cerca de 6 segundos, aos 800m, fazendo agora 2m41s.
Destaque para os progressos registados nas corridas de velocidade pela juvenil Márcia Cardoso, com 9s00, aos 60m, e 28s97, aos 200m e por Andreia Santos (juvenil 1), atleta que, um dia depois de se destacar em Pombal, retirou quase meio segundo ao seu melhor registo nos 200m, com 28s30.