Assinar
Bairrada // Oliveira do Bairro  

Confraria do Leitão da Bairrada promove concurso

“Leitão e Imaginação” foi o tema do concurso lançado pela Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada ao Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro e IPSB, com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. O resultado deste trabalho de investigação e pintura de 42 leitões será conhecido no próximo dia 8 de Janeiro (sábado).
O desafio foi lançado pela Confraria aos professores no final do ano lectivo anterior, para que este projecto fosse integrado no Programa e Plano de Actividades escolar do ano lectivo actual. Os destinatários do concurso seriam os alunos do 3.º ciclo (Agrupamento Escolas e IPSB) e alunos do ensino secundário do curso de Artes Visuais (Secundária de Oliveira do Bairro).
De acordo com o presidente da Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada, António Duque, “o objectivo fundamental deste desafio é promover e divulgar o Leitão da Bairrada e também envolver os jovens com este ex-libris da Bairrada, para que entendam e valorizem a sua importância a nível económica, cultural e social na região e a nível nacional”.
No próximo sábado, os vencedores dos prémios individual e colectivo serão conhecidos durante uma sessão solene na Câmara Municipal de Oliveira do Bairro (CMOB), pelas 16h30. Os 42 trabalhos desenvolvidos ficarão, durante dois meses, na Sala de Exposições da CMOB. Depois, a exposição estará patente nas diversas escolas do concelho de Oliveira do Bairro. Sendo espólio da Confraria, poderá ser apreciada em eventos vários ou em instituições públicas que a solicitem.
O júri do concurso foi composto por um representante do IPSB, um representante dos encarregados de educação do IPSB, um representante do Agrupamento de Escolas OB, um representante da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, um representante da Confraria do Leitão da Bairrada, um representante dos encarregados de educação do Agrupamento e um representante de uma galeria de arte.