Assinar


Aveiro // Região  

Equipa UA terceira classificada no mundial de futebol robótico

A equipa de futebol robótico “CAMBADA”, da Universidade de Aveiro (UA), alcançou o terceiro lugar na liga de futebol robótico do Campeonato Mundial RoboCup 2011, que decorreu em Istambul, Turquia, anunciou fonte daquela universidade.

A equipa da UA, que concorria na Liga de Tamanho Médio (Middle Size League), voltou assim a obter um lugar no pódio, depois de um primeiro lugar em 2008 e de dois terceiros lugares em 2009 e 2010.

A competição contou com a presença de 12 equipas provenientes de Portugal, Alemanha, Holanda, Irão, Austrália, Japão e China.

Nas meias-finais, a equipa da UA perdeu para a equipa chinesa “Water”, atual bicampeã mundial por 7-2 e no jogo para atribuição do 3.º e 4.º lugares derrotou a equipa “RFC”, de Estugarda (Alemanha) por 2-1, num jogo emotivo que manteve o resultado em aberto até ao apito final.

Com 13 jogos disputados, a equipa “CAMBADA” alcançou oito vitórias, um empate e quatro derrotas, marcou 69 golos e sofreu 24.

Criada em 2003 a equipa “CAMBADA” é constituída por docentes, investigadores e estudantes ligados ao Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro e à actividade transversal em Robótica Inteligente do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (IEETA).