Recortes.pt Leia no Recortes.pt

Ex-presidente da APPACDM condenado a 18 meses prisão

O ex-presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Anadia (APPACDM), Acácio Lucas, acusado de um crime de peculato, foi condenado, terça-feira, a uma pena de prisão de 18 meses por ter favorecido o filho deficiente. A pena fica suspensa por um período de seis meses, sob a condição do arguido entregar à instituição a quantia de 4480 euros, que corresponde aos valores que foram pagos indevidamente ao filho.

O tribunal deu como provado que o ex-presidente da APPACDM beneficiou o filho, integrando-o como subencarregado nos quadros de pessoal. Assim, o jovem, entre 2005 e 2008, usufruiu de um ordenado superior a outros funcionários da instituição. Agora, o tribunal condenou Acácio Lucas a devolver – em seis meses – cerca de 4480 euros, correspondente a cerca de 80 euros/mês usufruídos pelo filho em mais de quatro anos.

O coletivo de juízes deu como provado ainda que o arguido, presidente da instituição até 26/04/2010, decidiu integrar, em 1998, o filho na APPACDM, tendo celebrado com ele um contrato de trabalho, por tempo indeterminado, para exercer as funções de aprendiz de cerâmica, mediante o pagamento mensal de 293 euros. Mais tarde passou a subencarregado. Contudo, o jovem nunca desempenhou as funções para as quais tinha sido contratado. Aliás, segundo o acórdão, o jovem não tinha capacidade para ser encarregado, desempenhando, sim, funções de jardinagem, limpeza de espaços exteriores da instituição e tratamento de animais.

Leia mais na edição em papel ou na edição digital.

Deixe um comentário

Ad Code

Blogues recomendados


Cagido

ACIB – ENCONTROS COM COMERCIANTES
ACIB e Juntas de Freguesias promovem encontros com comerciantes dos concelh …


Notícias de Bustos

ADERCUS NA “CORRIDA DO CASTELO” de FEIRA
Santa Maria da Feira foi o palco da 15ª edição da “corrida do castelo”, que …


Portal de Nariz

Nota da Administração
Depois de algum tempo de ponderação e reflexão, o Portal de Nariz informa q …

Pergunta da semana

Um estudo indica que mais de duas doses diárias de álcool por dia aceleram perda de memória. Qual o seu consumo habitual no dia a dia?

View Results

Loading ... Loading ...
Newsletter Powered By : XYZScripts.com