Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Projeto solidário avança com sementeira de 12 mil m2 de favas

A Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro já iniciou o projeto agrícola denominado “Terra Solidária”, que tem como objetivo fazer um levantamento cadastral dos terrenos de cultivo que estão ao abandono e, logo de seguida, criar um banco de terras que estejam disponíveis para serem cultivadas. A Junta já arrancou com uma sementeira de 12 mil m2 de favas.

Segundo Márcio Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro, “a Junta iniciou o seu próprio projeto agrícola num terreno cedido para o efeito pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, com a dimensão de 12 mil m2, cujo proveito será encaminhado para medidas de apoio social ou à comunidade”.

O autarca explica que “foram efetuados um conjunto de contactos com diversos proprietários no sentido de solicitar a colaboração destes para o levantamento dos terrenos em pousio na freguesia de Oliveira do Bairro. A pretensão deste levantamento é que a partir daí se elabore um banco de terras que possibilite aos proprietários ceder os seus terrenos para cultivo por parte de quem esteja interessado, quer na perspetiva do próprio consumo, quer na ótica do investimento agrícola”.

“Como uma das atividades previstas neste projecto era a criação de uma própria exploração agrícola por parte da entidade organizadora, esta Junta de Freguesia já avançou com a sementeira de 12.000m2 de favas num terreno cedido para o efeito pela Câmara Municipal e que, para além da pretensa obtenção de lucro, visa também dar um exemplo de pró-atividade, de que é possível olhar-se para a agricultura de uma forma rentável e incentivar a comunidade a abraçar de novo a terra, pois esta demonstra-se sempre muito solidária para com quem a ela se dedica”.