Assinar
Anadia // Avelãs de Caminho // Bairrada  

Avelãs de Caminho: Poluição no rio Cértima

A situação não é nova e ciclicamente acontece no rio Cértima, que atravessa o concelho de Anadia. Focos de poluição sucedem-se sem que os responsáveis sejam punidos. Desta feita, chegaram à redação do Jornal da Bairrada duas fotografias elucidativas de mais um foco de poluição, agora detetado na zona do Moinho Novo, em Avelãs de Caminho. Para além do cheiro nauseabundo que se intensificou nos últimos dias, no dia 25 de setembro, dia em que as fotografias foram tiradas, era este o aspeto das águas do rio. Turvas, ligeiramente acastanhadas, com muita espuma e, claro está, vários peixes mortos.
A JB, o autarca de Avelãs de Caminho, César Andrade, admite que a situação não é inédita e que não se ficará a dever a ruturas no saneamento, mas antes a descargas ilegais para o leito do rio. “Nesta altura do ano, sempre que estamos em tempo de vindimas, isto acontece”, diz, dando conta de que poderão ser adegas vitivinícolas que não possuam Etar’s para tratar as suas águas residuais, as fontes de poluição do Cértima.
“Já não adianta fazer queixas ou denunciar estas situações porque fica tudo em águas de bacalhau”, lamenta, dizendo também que “ano, após ano, os casos sucedem-se e a ideia que dá é que ninguém faz nada para pôr cobro a esta situação vergonhosa”.