Assinar


Atletismo // Desporto  

ADERCUS sagrou-se campeã das Beiras

A Quinta do Ega, em Vagos, foi palco do 17.º Cross de Vagos, que acolheu a 44.ª edição dos campeonatos distritais de corta-mato de juvenis, juniores e longo para seniores. Para além dos distritais de Aveiro, disputou-se o distrital de Coimbra e o Campeonato do Agrupamento das Beiras, que engloba 6 distritos: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.
O desempenho dos atletas da ADERCUS voltou a ser coroado com vários atletas a subirem ao pódio na classificação individual, com 8 medalhas, e coletivamente, por 3 escalões vencedores.
No escalão de Benjamins femininos, na prova de 700m, a vencedora foi Sofia Almeida, que continua a ser uma repetente do lugar mais alto do pódio, tendo somado mais um triunfo por larga margem. Érica Matos, 2 anos mais jovem, alcançou um honroso 8.º lugar, fazendo antever que poderá ser uma natural sucessora de Sofia Almeida no escalão de benjamins, nas próximas épocas.
Em Infantis, numa distância de 2.000m, Miguel Matos subiu também ao pódio no 3.º lugar, enquanto Luana Ferreira foi a 11.ª classificada.
Nos 3.000m, para Iniciados, Beatriz Rodrigues foi a vice-campeã do Agrupamento das Beiras, e destacou-se como a melhor atleta aveirense, conduzindo a ADERCUS à primeira das vitórias coletivas, contando com o contributo de Sofia Bôrras, que foi 11.ª, e Salomé Sousa, 15.ª.
Maria João Baptista alcançou o título distrital e foi a 3.ª classificada do Agrupamento das Beiras, nos 4.000m, para Juvenis femininos. Seguiram-se Ana Catarina Rodrigues (6.ª), Inês Silva (11.ª) e Joana Gomes(16.ª), que com o somatório das respetivas classificações alcançaram a vitória coletiva.
Daniel Moreira foi o vice-campeão distrital e do agrupamento das Beiras, nos 5.000m, para Juvenis masculinos, após uma corrida tática, resolvida no último quilómetro, entre um trio de atletas aveirenses.
Na prova de 7.000m, para seniores, da versão longa do corta-mato, a ADERCUS preencheu por completo o pódio e alcançou mais uma vitória coletiva, que à partida era expectável. A incógnita residia sobre quem seria a atleta vencedora, e desta vez, as posições do campeonato curto inverteram-se. Carla Martinho fez valer a sua veterania sobre Sara Carvalho que tinha sido a campeã de corta-mato curto em Mozelos, tendo sido uma corrida com o comando assumido pelas duas atletas, desde os primeiros metros. As posições decidiram-se entre ambas já na última volta, com cerca de 20m a separarem ambas à chegada à meta. No 3.º lugar classificou-se Joana Nunes, que na penúltima volta alcançou Solange Jesus (Sporting), e que até à meta foi ganhando alguma vantagem. Seguiram-se Elizabete Azevedo, 6.ª, Mónica Simões, 9.ª, Carina Marques, 11.ª, e Rute Silva, 14.ª e 3.ª Sub-23.
No passado dia 9, António Pereira correu em França, os 15km de Saint-Étienne, tendo subido ao pódio mais uma vez, no 2.º lugar, tendo-se decidido a vitória já no último quilómetro da corrida.
Seguem-se quatro semanas de competição, na qual a ADERCUS irá estar envolvida, começando já no próximo sábado, em Coimbra, no campeonato nacional de corta-mato curto e de veteranos. No dia 3 de março, a equipa sénior feminina e os juvenis irão competir no campeonato nacional e absoluto longo, em A-dos Cunhados, em Torres Vedras. A 10 de março, Albergaria-A-Velha será o palco do campeonato distrital de Estrada, no qual as atletas da equipa da Serena de Oliveira do Bairro irão esgrimir argumentos entre si. No dia 17 de março, será altura de trazer a festa do atletismo a Oliveira do Bairro, e será disputada a 9.ª edição do Corta-mato de Oliveira do Bairro, na pista de Cross do lugar da Serena.