Assinar
Anadia // Bairrada // Moita  

Moita: Parque de Lazer da Barragem da Gralheira vandalizado mais uma vez

 

O parque de lazer da Barragem da Gralheira, na freguesia da Moita, voltou a ser vandalizado. Os prejuízos atingem 1.500 euros e deixam o autarca António Guilherme Andrade desolado e revoltado com tanta falta de civismo e respeito pelo património que é de todos.
O caso terá uma semana e o autarca da Moita admite que só lhe falta fazer a participação à GNR. Para já, está realizado o levantamento dos prejuízos para que a Junta de Freguesia possa meter mãos à obra e repor equipamentos destruídos, por forma a que os utentes deste espaço possam continuar a usufruir dele com todas as condições.
“Desta vez foram partidas as louças sanitárias: lavatórios e bidés, assim como os autoclismos foram partidos e todas as torneiras e duches roubados”, diz, dando conta de que a maioria das janelas dos sanitários foram igualmente partidas.
António Duarte acredita que sejam pessoas de fora a praticar estes atos, pela calada da noite, já que durante o dia, muitas vezes, anda por ali pessoal da Junta ou da Câmara – a fazer a manutenção do espaço -, assim como muitas pessoas que visitam o local.
“Acho que a Gralheira, devido à sua localização mais isolada, está mais suscetível a estas situações”, refere, assim como admite que não seja gente da terra a perpetrar estes atos, dando conta que o parque de lazer da Barragem da Gralheira é um dos parques mais frequentados: “já aqui se fizeram concentrações de motas, também as IPSS’s pedem para vir cá muitas vezes com os seus utentes: crianças e idosos; para além de ser um espaço muito procurado por famílias, assim que o bom tempo começa”.
“Temos parque infantil, 11 mesas com bancos, churrasqueira, forno a lenha, sanitários, ou seja, todas as condições para que uma família possa passar uma tarde descontraída, em contacto com a natureza, num local muito bonito e tranquilo.”
O autarca dá ainda conta de que em breve vai colocar novo equipamento num parque infantil criado junto à zona de mesas, assim como espera ter os sanitários recuperados dentro de poucas semanas.

Outros parques. A freguesia da Moita é também conhecida por possuir outros parques de lazer mais pequenos, mas também muito procurados. “Felizmente o Parque de Merendas em Vale da Mó, o Parque de Merendas na Barragem do Saidinho e o de Vale de Boi têm sido poupados”, talvez por serem menos conhecidos, mas também porque se situam mais perto das povoações.
Catarina Cerca