Assinar
Anadia // Bairrada  

Mogofores: Bênção e coroação de Nossa Senhora Auxiliadora

No último domingo, dia 24 de maio, dia da Festa de Pentecostes, a Basílica de Mogofores foi pequena para acolher tão grande número de fiéis que não deixaram de participar na eucaristia que teve como ponto alto a bênção solene da imagem de “Nossa Senhora Auxiliadora em saída”, pelo padre José Aníbal Mendonça, delegado Nacional Salesiano da Pastoral Juvenil e Vocacional.
Um dia muito especial e que celebrou também o Dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Uma festa promulgada por Pio VII, no ano de 1816, depois de Napoleão I, empenhado em dominar os estados pontifícios, ter sido excomungado pelo Sumo Pontífice. Em resposta, o imperador francês sequestrou o Vigário de Cristo, levando-o para a França. Movido por uma enorme fé, o Papa recorreu à intercessão de Maria Santíssima, prometendo coroar solenemente a imagem de Nossa Senhora de Savona logo que fosse liberto. Após um cativeiro de cinco anos, o Santo Padre seria libertado, regressando a Savona para cumprir a promessa. No dia 24 de maio de 1814, entrou solenemente em Roma, recuperando seu poder pastoral. Para marcar o seu agradecimento à Santa Mãe de Deus, o Papa criou a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, fixando-a no dia de sua entrada triunfal em Roma.
A imagem que agora ocupa lugar de destaque no Santuário, tem 1,30 metros de altura, foi esculpida pelo mestre António Costa de Sobrado de Valongo (Porto) e pintada pelo mestre João Ferreira de Adaúfe (Braga), ao estilo de “pintura italiana”. Ficará, assim, acessível ao “toque” da mão e do beijo dos peregrinos.
Refira-se ainda que foi esculpida não a caminhar, mas a descer do seu pedestal como que a dizer, “Já estou de saída para tua casa. Basta que me convides!”
O conjunto arquitetónico (altar e seu conjunto) foi concebido pelo arquiteto Joaquim Armindo, de Mogofores e executado por Marmoguia, de Paredes do Bairro. Tanto a imagem como do conjunto arquitetónico são oferta de um benfeitor, antigo aluno de Mogofores, o Juiz jubilado, Dr. Arménio Hall.
No próximo dia 31 de maio, pelas 21h30, a imagem será solenemente coroada (Nossa Senhora e o Menino) pelo P. Artur Pereira, provincial dos Salesianos em Portugal. De seguida, a mesma imagem seguirá em procissão de velas pelas ruas de Mogofores, presidida pelo mesmo P. Artur.31