Assinar
Anadia // Avelãs de Cima // Bairrada  

ACR Avelãs de Cima inaugura Parque S. Pedro

A generosidade dos primeiros sócios de mérito da Associação Cultural e Recreativa (ACR) de Avelãs de Cima, aliada à colaboração de duas empresas permitiram que fosse criado mais um espaço de lazer na freguesia.
O mote foi dado por Luísa Belo e José Simões, casal emigrado na Venezuela (passam cá o verão), proprietários da Quinta S. Pedro, que ofereceram 5 mil euros à ACR. Com a ajuda da Greslar e da Certeca e com muita mão de obra da direção e associados, foi possível inaugurar, no último domingo, o Parque S. Pedro, fazendo-se assim homenagem ao padroeiro da freguesia e a ligação aos beneméritos.
No total, a obra ficou em cerca de 12 mil euros, e contempla um anexo aos balneários, para apoio à Escolinha de Minibasquete e outras atividades desportivas, uma churrasqueira, um parque infantil, e equipamentos vários (como candeeiros e caixotes do lixo).
“É um projeto que inicíamos há cerca de dois anos, com o donativo, e que se foi construindo. Recentemente, já no mandato da Eng. Teresa, chegou aqui a luz pública, que é uma mais valia”, referiu a presidente da ACR, Eugénia Veiga, agradecendo à presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, pela presença e apoio.
A autarca regozijou-se por aquele momento de festa, “fruto de muito trabalho ao longo dos anos”. Valorizou o crescimento da associação que, “quer na parte cultural, quer na desportiva, se tem desenvolvido e mobilizado a população”.
O presidente da Junta de Avelãs de Cima, Manuel Veiga, que vestiu a camisola da ACR durante 14 anos, não escondeu a emoção “por ver esta associação a continuar a crescer”, destacando a importância que têm estas coletividades, para o convívio e dinamismo de uma freguesia.
O dia foi abrilhantado pela atuação do grupo InCantus, que se formou na ACR, mas tem pessoas de quase todos os lugares da freguesia. Atuou pela primeira vez para as suas gentes, depois de ter estado no palco “Sentir Anadia”, na Feira da Vinha e do Vinho, em junho. Cantam poemas dos poetas da freguesia que já editaram livros, como Armando Pereira e Belarmina Martins.
Naquele dia ainda, decorreu o final da época das Escolinhas de Minibasquete e houve o torneio de malha da freguesia, cujo vencedor irá agora participar no torneio municipal de malha, em setembro.
Oriana Pataco