Assinar
Anadia // Arcos // Avelãs de Caminho // Bairrada  

Avelãs de Caminho/Malaposta: Rio Cértima volta a ser alvo de poluição

O Rio Cértima voltou a ser alvo de um crime ambiental, na passada semana.
A situação não é nova, já que ciclicamente acontece no rio Cértima, que atravessa o concelho de Anadia.
Desta feita, chegaram à redação do Jornal da Bairrada fotografias elucidativas de mais um foco de poluição, que levou à morte de vários peixes.
Para além do cheiro nauseabundo que se intensificou nos últimos dias, o aspeto das águas do rio está diferente, apresentando alguma espuma.
A JB, uma vez mais, o autarca de Avelãs de Caminho, César Andrade, admite que a situação não é inédita, acreditando que na sua origem possam eventualmente estar descargas ilegais para o leito do rio.
“Nesta altura do ano, sempre que estamos em tempo de vindimas, isto acontece”, diz, dando conta do cheiro nauseabundo “característico de borras”, que poderão ter origem em adegas e empresas vitivinícolas.
“Já fizemos várias queixas mas as autoridades nada fazem”, desabafa, referindo que, uma vez mais, irá participar à GNR.
O autarca diz que há falta de fiscalização, acreditando que os focos de poluição podem ter origem em atividades agrícolas e industriais. “Cabe às autoridades investigar e punir os poluidores.”
JB confirmou que o SEPNA (Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente) da GNR de Anadia já esteve no local, onde recolheu amostras de água, que serão encaminhadas para a ARH do Centro, tal como já aconteceu em situações anteriores.
Catarina Cerca