Assinar


Bairrada // Oiã // Oliveira do Bairro  

Dr. Fernando Peixinho imortalizado em monumento

O monumento ao Dr. Fernando Peixinho, da autoria de Fernando Filipe, do Troviscal, foi inaugurado no passado dia 17 de outubro, no Largo do Cruzeiro em Oiã. A obra pretende também lembrar e homenagear todos aqueles que se destacaram nas suas profissões e nas suas vidas no concelho de Oliveira do Bairro.
Antero Moreira, membro da Comissão Promotora do monumento, explicou que o mesmo foi construído com o apoio de muitos amigos e familiares, bem como da Junta de Freguesia de Oiã e da Comissão de Melhoramentos, além da Câmara Municipal, que esteve presente em todos os momentos do projeto.
Antero Moreira referiu ainda que, “profissionalmente, o Dr. Fernando Peixinho foi um médico competente, com grande sentido de solidariedade e disponibilidade, desde o início da sua carreira. De bicicleta, de motorizada ou de automóvel, enxuto ou molhado, normalmente de forma gratuita, a todos ia atender, fosse a que horas fosse, mesmo nas zonas serranas, à época de muito difíceis acessos”. “Foi também um empreendedor na área da saúde, dando a mão a jovens colegas com os quais expandiu a Clínica Central de Oiã, fundada pelo também saudoso Dr. Ângelo Graça”, acrescentou Antero Moreira.
“Fernando Peixinho foi um homem sofrido, revoltado com a vida, sobretudo depois de ter ficado órfão de pai aos 12 anos. Talvez por isso, tornou-se um homem simples, generoso e amigo, mas também de fortes convicções. Sempre deu mais do que recebeu. Foi suporte de muita gente nos mais variados aspetos e muitas vezes “ingratificado”. Foi amigo, como poucos, da sua terra e das suas gentes”, referiu Antero Moreira.
Antero Moreira explicou ainda que Fernando Peixinho, “politicamente, foi um homem de fortes convicções e sempre defendeu aquilo em que acreditava. Integrou a Comissão de Apoio à candidatura do General Humberto Delgado. Foi militante do MDP/CDE e, posteriormente, membro e fundador da ID (Intervenção Democrática). Fez parte da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, em 1974, até às primeiras eleições democráticas. Foi deputado à Assembleia Municipal do mesmo concelho entre 1997-2005”. Por tudo isto, “foi reconhecido pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que lhe atribuiu a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro; o seu nome foi dado à Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos de Oiã, da qual se tornou patrono, e, recentemente, o seu nome foi também atribuído ao novo Lar de Idosos do Centro Social de Oiã”.

História. O sobrinho do homenageado recordou, de seguida, muitos dos comportamentos do tio e, em especial, a sua dedicação a toda a gente, prestando muitos serviços médicos gratuitamente, e apoiando social e economicamente, aqueles que a ele recorriam. “Temos na memória e no coração esse homem que dedicou a sua vida a todos os que amou intensamente, à sua terra de Oiã que adotou para sempre, às suas gentes com quem compartilhava as alegrias e as tristezas, a mesa e o consultório, o infortúnio e o sucesso deixando escritas, para sempre, muitas páginas na história de Oiã”, acrescentou o sobrinho.
A finalizar, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, destacou os aspetos humanos do homenageado, mas também a sua retidão e participação na vida política ativa como membro da Assembleia Municipal, pela CDU.