Assinar


Atletismo // Desporto  

Carla Martinho venceu em Macau

Carla Martinho, atleta da ADERCUS, ganhou este domingo a Meia-maratona Internacional de Macau, prova em que participou integrando uma delegação convidada pela Federação Portuguesa de Atletismo.
Os quatro primeiros lugares foram conquistados por atletas de países lusófonos e Carla Martinho fez o percurso em 1h18min56seg, tendo cruzado a meta à frente da cabo-verdiana Crisolita Silva, da são-tomense Djamila Tavares e da timorense Natércia Maia.
Em declarações à comunicação social, a atleta disse que tinha expetativa de ficar entre as três primeiras, mas que não estava à espera de ganhar e que o tempo que fez ficou dentro do que tinha perspetivado, abaixo de uma hora e vinte minutos, atendendo ao percurso e ao clima de Macau. Esta vitória foi uma das mais importantes da longa carreira da atleta do concelho de Oliveira do Bairro, culminando uma série de excelentes prestações, com vitórias alcançadas em Aveiro, Vagos, Travanca e Santa Maria da Feira, às quais se junta um conjunto de marcas de grande valia em provas de meia-maratona, relembrando-se Coimbra, com 1h16min45seg, no Porto, 1h16min03seg, tendo estabelecido o seu recorde pessoal em Ovar, com 1h15min11seg.
Na Murtosa, Ana Catarina Rodrigues foi a vencedora do escalão de juniores dos 10.000m do 2.º Grande Prémio, enquanto a sua irmã Beatriz Rodrigues foi a 2.ª classificada nas juvenis. Gil Ferreira foi outro atleta que teve honras de pódio, tendo sido o 3.º classificado nos Veteranos M40. Também no 3.º lugar foi classificada a equipa de iniciados masculinos e Joana Nunes, a regressar da recuperação, após a maratona do Porto, também obteve um honroso 7.º lugar.
Quanto às outras prestações por escalão, nos benjamins femininos, Sara Jesus foi a 8.ª classificada e Gabriela Cruz 18.ª; nos iniciados masculinos, Cláudio Pereira foi o 8.º, João Claro 28.º e Carlos Claro 31.º; em juvenis femininos, Vanessa Fonseca 8.ª; nos Veteranos M40, Paulo Ferreira 15.º; nos Veteranos M45, José Oliveira 10.º; e nos Veteranos M50, Paulo Miguel 8.º e Rodrigo Nunes 15.º.