Assinar
Anadia // Bairrada  

Avelãs de Caminho: Vinícola Castelar celebra 70 anos

A Vinícola Castelar (Avelãs de Caminho) está a celebrar sete décadas de existência e prepara-se para lançar no mercado novos produtos, entre os quais uma edição limitada de uma aguardente velhíssima com meio século em casco na adega.
Ao JB Vanda Paiva, gerente da empresa, destaca a grande aposta que a empresa tem vindo a realizar nos últimos anos no mercado externo, onde começa a ganhar terreno.

A Vinícola Castelar assinalou recentemente 70 anos de fundação. O que foi feito para assinalar tão importante data?
Para assinalar esta data, a Vinícola Castelar vai, durante este ano, lançar produtos novos, novas imagens e uma forte campanha de marketing junto dos clientes.

Ao longo destes 70 anos, quais foram os principais marcos da história da empresa?
Sendo uma empresa familiar e com esta longevidade, muitos têm sido os marcos históricos. Estes foram dependendo das gerações familiares, da evolução do mercado dos vinhos, das exigências a nível de segurança alimentar, das exigências do consumidor e claro que as crises económicas que já passamos também fizeram a sua história nesta empresa.

Mais recentemente, foi lançado algum novo produto? Ou será lançado em breve?
Recentemente lançámos a nova imagem do Espumante Bruto e Meio Seco “SERRA BRAVA”, que teve muita aceitação junto dos importadores durante as provas na SISAB. Irá sair em breve uma edição limitada de uma aguardente bagaceira velhíssima também com a marca “SERRA BRAVA”, que tem mais de 50 anos em casco de carvalho na nossa adega. Até ao final deste ano iremos ter mais surpresas.

Quais os produtos com mais peso no vosso portefólio?
Todos têm a sua importância. De qualquer modo, realço os espumantes e os licores. Fazem parte do portefólio da empresa: os espumantes; os vinhos de mesa e os vinhos de mesa DOC; os licores; as aguardentes e os xaropes são produtos que existem desde 1946 com as marcas Catalino, Serra Brava, Carícia, R/46, Trono Real e agora para os produtos de maior qualidade, a marca “Castelar”.
De salientar também os contratos que temos com os três grandes clubes de futebol português – Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube de Portugal e Futebol Clube do Porto – para produção e comercialização de espumantes, aguardentes e licores com as marcas destes.
Todos estes produtos foram criados tendo em mente a qualidade e a satisfação do cliente.

Os vinhos e espumantes Bairrada têm estado em alta, sendo alvo de inúmeros reconhecimentos e prémios, a nível nacional e internacional. Esta boa aceitação por parte do mercado também tem tido repercussões positivas para a Vinícola Castelar?
Com certeza que sim. Os espumantes Bairrada são cada vez mais procurados em todo o mundo. Talvez ainda em alguns nichos de mercado, mas com muita curiosidade. Tivemos essa experiência agora durante a SISAB em Lisboa, muitos importadores dos mais variados países vinham pela primeira vez provar os nossos espumantes, que tiveram muita aceitação.

Quais são, neste momento, os principais mercados da vossa empresa? Há perspetivas de expansão?
Até há bem pouco tempo, a empresa estava muito centrada no mercado português, situação que se tem vindo a alterar nos últimos três anos, com a conquista de mercados como a Suíça, França, Luxemburgo, China, Brasil, Angola e Japão.
O nosso grande objetivo neste momento é continuar a crescer nos mercados internacionais.
Catarina Cerca