Assinar


Ainda há coisas boas

A desgraça das enxurradas na Madeira mostrou o sentido de solidariedade nacional e de entreajuda dos madeirenses na prestação dos socorros necessários.
Mas há mais… A Fundação Francisco Manuel dos Santos dirigida por António Barreto colocou na internet um trabalho de investigação acessível a todos os portugueses e sem custos. A Pordata (www.pordata.pt

A desgraça das enxurradas na Madeira mostrou o sentido de solidariedade nacional e de entreajuda dos madeirenses na prestação dos socorros necessários.
A desgraça das enxurradas na Madeira mostrou o sentido de solidariedade nacional e de entreajuda dos madeirenses na prestação dos socorros necessários. Como não poderia deixar de ser a política, salvo raras excepções, colocou as divergências de lado e aprontou-se a acudir. As instituições privadas de solidariedade, como a Caritas, mobilizaram-se instantaneamente e estão no terreno. Muitas empresas e empresários começaram de facto a ajuda em géneros e dinheiro vivo. A tropa, tão denegrida, é um bastão seguro onde se provou nos podemos agarrar.
Este é um dos bons exemplos que vem do fim de semana.
Mas há mais… A Fundação Francisco Manuel dos Santos dirigida por António Barreto colocou na internet um trabalho de investigação acessível a todos os portugueses e sem custos. A Pordata (www.pordata.pt) é pois “um serviço público, pensado para um vasto número de utentes que comungam do interesse em conhecer, com confiança e rigor, mais sobre Portugal” acedendo a conteúdos estatísticos concatenados por diversas entidades.
É muito trabalho muito interessante, em actualização permanente, que nos permite perceber quanto regredimos ou prosperamos com base em dados credíveis e não inventados por um qualquer político ao sabor das conveniências do momento. Ficamos a saber que estamos em crescimento demográfico negativo, a entender que o índice de envelhecimento (relação entre a população idosa e a população jovem) era em 1960 de 27% e em 2001 de 102%. Perguntaremos assim aos governantes que políticas demográficas contrariam esta tendência? Ficamos a saber que em 1906 havia 32000 pescadores e hoje não subsistem 16000 nessa actividade, que se diz ser estratégica para Portugal. Fantástico perguntará o leitor? Grandes políticos e estadistas que temos. Cruzando mais uns dados ficamos a saber que o único governante que não dependia dos empréstimos e não sabia o que eram défices orçamentais externos para nos governar foi um perigoso ditador chamado Salazar.