Assinar


Mealhada

Via-sacra nocturna na Mata do Buçaco

 

A recriação da via-sacra e uma conferência sobre a importância da Mata Nacional do Buçaco são algumas das propostas da fundação que gere este espaço emblemático, para celebrar a Semana Santa.
O programa, organizado pela Fundação Mata do Buçaco, para o período pascal compreende uma via-sacra nocturna, que se realiza em dois momentos. No dia 31 de Março, serão representados os “Passos da Prisão” de Cristo, e a 2 de Abril, recriam-se os “Passos da Paixão”, com a participação da Associação de Jovens Cristãos do Luso.
Prolongando-se até 5 de Abril, dia em que terá lugar uma visita pascal no Convento de Santa Cruz do Buçaco, às 17h, o programa da Semana Santa arrancou a 21 de Março, com uma campanha que convida as pessoas a visitar a mata centenária, a plantar e apadrinhar uma árvore. Depois da eucaristia no convento, segue-se, nesse mesmo dia (21 de Março), uma via-sacra tradicional, acompanhada por grupos de escuteiros de Mealhada, Pampilhosa, Luso e Barcouço.
No sábado, dia 27, realiza-se uma visita guiada à mata, seguindo o percurso religioso dos monges. No dia seguinte, domingo de Ramos, pelas 11h haverá a bênção dos ramos na Fonte de S. João do Luso, seguida de procissão até à Igreja Paroquial do Luso. Às 11h30, realiza-se a eucaristia na Igreja Paroquial do Luso. O concerto no Convento de Santa Cruz do Buçaco com o Grupo Coral Cluny Vox – Colégio Nossa Senhora da Assunção, tem início às 21h.
Outro ponto alto do programa é a conferência prevista para 31 de Março sobre a importância da mata, com a participação do padre Carlos Godinho, que fará uma abordagem teológica, do docente universitário de História Joaquim Carvalhão Santos, que abordará a via-sacra, e de Nazaré Tojal (do Instituto de Conservação e Restauro da Fundação Espírito Santo), que se debruçará sobre as perspectivas de recuperação e soluções para a via-sacra existente no espaço. A importância da marca “Bussaco” na estratégia regional de turismo é a matéria a tratar pelo presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado.
A missa da ceia do Senhor na Igreja Paroquial do Luso está programada para a quinta-feira santa, dia 1 de Abril.
No dia 3, sábado de Aleluia, o convento estará aberto e decorado para a ocasião e também poderá ser visitada a ermida de S. José. A ideia é dar a conhecer o quotidiano dos monges Carmelitas Descalços.
O dia de Páscoa começa com missa na Igreja Paroquial do Luso, pelas 8h, seguida de procissão da ressurreição.