Assinar
Bairrada // Mealhada  

Mealhada: “Dias Abertos” na Escola Profissional

Começou hoje (dia 20 de Maio) na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na Mealhada, a iniciativa «Dias Abertos» – conjunto de actividades com vista à promoção da escola, à integração de saberes e experiências e à abertura do estabelecimento à comunidade que a acolhe. A «Dias Abertos» prolonga-se até sábado, 22 de Maio e todas as acções são abertas ao público.
A sessão inaugural da «Dias Abertos» teve lugar esta manhã, com a presença de Carlos Cabral, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, João Peres, presidente da direcção da Caixa de Crédito Agricola Mutuo da Mealhada e de grande número empresários e de autarcas, bem como de responsáveis de várias entidades da sociedade civil do concelho. Também Manfred Reiter, director da escola alemã de Hermskeil, com a qual a EPVL tem um protocolo de cooperação nas áreas da Informática e da interculturalidade – participará na iniciativa.
“A Escola Profissional da Mealhada é um exemplo do que é uma escola verdadeiramente aberta à comunidade”, afirmou Carlos Cabral, na sessão inaugural. O autarca, edil do municipio que detém a maioria do capital social da empresa proprietária da escola considerou, ainda: “Esta é uma escola de progresso, de desenvolvimento. É um grande orgulho para o municipio da Mealhada e um exemplo nacional”. Carlos Cabral sublinhou, também, a presença de Manfred Reiter e da capacidade que a EPVL e a sua direcção têm tido no sentido de saber cooperar com outras escolas europeias, ao longo dos anos.
João Pega, director-geral da Escola Profissional da Mealhada, na sua intervenção manifestou regozijo pela presença de tão grande número de empresários e de representantes de entidades e instituições da sociedade civil da região. O director elogiou a dedicação de professores e funcionários da escola, bem como a postura participativa e cooperante da Cãmara Municipal e da Caixa de Crédito Agricola da Mealhada, entidades proprietárias da escola. No ponto alto da sua intervenção, o director da escola procurou sublinhar o mérito dos alunos da EPVL e, em consequência disso, a qualidade da escola “notória no panorama nacional”. “Participámos em concursos nacionais de automação industrial e ganhámos prémios, participámos em feiras tecnológicas – como a Futurália – e fomos elogiados, partipámos em concursos de desenho e fomos premiados. Ontem, uma equipa da escola foi às finais nacionais dos Jogos da Matemática para Escolas Profissionais e ganhámos. Quando todos nos dizem que é dificil o gosto dos alunos pela Matemática, ganhar este prémio enche-nos de orgulho!”, afirmou João Pega.
Os muitos convidados que participaram na sessão inaugural visitaram, de seguida, a uma exposição temática com trabalhos dos alunos da escola de todos os cursos e níveis de ensino – Nível II, Nível III e dos Cursos de Educação e Formação de Adultos. Exposição de trabalhos das áreas profissionais e das disciplinas que compõem o currículo dos cursos da escola. Esta exposição e a visita às instalações da Escola podem ser realizadas em qualquer dos «Dias Abertos» até às 23 horas.
“Foi muito interessante acompanhar os empresários e os convidados à mostra de trabalhos dos nossos alunos. É ao mesmo tempo reconfortante observar a atenção que estes potenciais empregadores dão à escola, os elogios que tecem aos nossos alunos – muitos deles a trabalhar ainda em fase de estágio – e ao mesmo tempo a capacidade, a criatividade e adequação à modernidade com ainda vamos conseguindo surpreender os empresários da nossa região”, afirmou João Pega no final da visita inaugural à exposição.
Durante a tarde do primeiro dia de «Dias Abertos» realizou-se a primeira parte do Torneio Internacional de Futebol – onde participam os alunos de Hermeskeil -, uma conferência sobre informática, com a presença contou as intervenções do presidente do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, e ainda, do engenheiro Francisco Duarte e do professor doutor Jorge Bernardino.
Começou hoje, também, o ciclo ‘À conversa com Desportistas’. Os convidados de hoje forma Pedro Roma, antigo guarda-redes da Académica de Coimbra, o médico fisiatra jogador e mealhadense Pedro Saraiva, o médico e atleta Rafael Gonçalves e o judoca olímpico João Neto.
A «Dias Abertos» conta este ano com uma inovação, sessões de curtas-metragens de animação do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, e da prestação do serviço de massagens pelos alunos do curso profissional de Termalismo.