Assinar
Anadia // Bairrada  

Sangalhos tem área de serviços para autocaravanistas

O executivo da Junta de Freguesia de Sangalhos inaugurou, no último sábado, dia 12 de Junho, a área de serviço e pernoita para autocaravanas.
Localizado paredes meias com a sede da Junta da Freguesia, o equipamento (único na região) é, segundo António Floro, presidente da autarquia sangalhense “a realização de uma promessa eleitoral”, já que entende que este espaço “pode trazer riqueza para a freguesia”, na medida em que os autocaravanistas “passam a colocar Sangalhos no seu roteiro”.
A área, com capacidade para aproximadamente 20 autocaravanas, está dotada de colector de dejectos, abastecimento de água potável e recipientes para reciclagem de lixo. E vem, segundo António Floro, “responder” a uma necessidade dos autocaravanistas, mas também cumprir com tudo o que é necessário num equipamento desta natureza.
Por isso, a autarquia pediu alguns conselhos ao Clube Português de Autocaravanismo (CPA).
De acordo com o autarca, “Sangalhos tem uma localização privilegiada, pois fica no coração da Bairrada, entre a serra e o mar, com bons acessos a grandes cidades, possuindo ainda uma grande riqueza histórica e cultural”. Mais valias que podem atrair muitos autocaravanistas, já que por ser único na região “responde também a um aumento do turismo de autocaravanas”.
Um equipamento com poucos encargos para a Junta de Freguesia, mas de muita utilidade para os turistas que no local podem visitar atractivos como o Velódromo Nacional, o Aliança Underground Museum, as termas da Curia e de Vale da Mó, o Luso, o Buçaco, as praias da região, e cidades como Aveiro, Coimbra e Figueira da Foz.
O autarca de Sangalhos aproveitou a presença de inúmeros autocaravanistas para agradecer aos sangalhenses Manuel Martinho e Armando Castro (ex-autarca de Sangalhos) pelo apoio dado na organização deste evento que reuniu mais de uma centena de pessoas.
Durante a cerimónia solene, Vítor Andrade, do CPA, considerou ser a autarquia de Sangalhos uma “autarquia de visão”, já que a estrutura é “de muita utilidade para os autocaravanistas, ao mesmo tempo que evita a criação de impactos negativos na natureza por parte destes”.
À autarquia deixou o repto de ser criada informação, em género de roteiro a que os autocaravanistas possam facilmente ter acesso para visitar a região da Bairrada.
Neste primeiro dia estiveram estacionadas 55 autocaravanas , mais 15 do que as inicialmente previstas o que levou o autarca Litério Marques a considerar o evento um sucesso. “Estou surpreendido, pois neste 1.º encontro temos muitos visitantes à nossa terra”. Um dado que significa turismo e pessoas que irão, com certeza, ajudar a divulgar e promover o concelho em muitos outros pontos do país. Certo é que a Câmara, disse, “apoia sempre este tipo de ideias e projectos, que criam riqueza e que ajudam a dar mais visibilidade à freguesia e ao concelho”.

Catarina Cerca