Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Presidente mete “cunha” para reconhecer Fundação

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, apelou ao ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira da Silva, que, na penúltima segunda-feira, inaugurou o Pólo Escolar, que interceda junto do seu governo no sentido de reconhecer a Fundação Almeida Roque.

Mário João relembrou ao ministro que “o município de Oliveira do Bairro, em parceria com o Comendador Almeida Roque, instituíram, em 24 de Junho de 2009, a Fundação Comendador Almeida Roque, cujo objectivo primeiro é o de assegurar a consolidação da futura Escola Profissional da Bairrada – projecto de grande ambição e necessidade imperiosa para o concelho e para a região, considerando as graves carências a nível tecnológico e científico do país em geral e do concelho em particular, tendo em conta a sua crescente industrialização”.

Explicou ainda que “a Fundação, através da Escola profissional, consolida as potencialidades contidas no ensino profissional, assim concretizando o pensamento do fundador: entregar a uma região a despontar para a acção industrial a melhor ferramenta para o êxito que são, indiscutivelmente, os seus quadros com profissionais autênticos, feitos de teoria e prática”.

Queixas. Mário João disse que “incompreensivelmente, para nós e para os munícipes deste concelho, e depois de muitas diligências da parte dos instituidores, a verdade é que ainda hoje esta Fundação não mereceu o necessário reconhecimento por parte da tutela, o que não pode deixar de nos entristecer”.

Assim, apelou ao ministro que intervenha junto entidades responsáveis, “no sentido da obtenção do necessário reconhecimento da Fundação, para que esta possa prosseguir os tão nobres fins que lhe subjazem – a Educação e a Formação”.

Sem palavras. O Ministro da Economia, Vieira da Silva, não se pronunciou sobre o pedido do edil oliveirense, sublinhando, no entanto, que o governo tem apostado na renovação dos equipamentos escolares, já que constituíram “um importante factor de dinamização da economia”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt