Assinar
Bairrada // Mealhada  

Mealhada: Roda Viva recebe e dá a quem precisa

A Roda Viva – Loja Social do Município da Mealhada abriu as portas ao público, no dia 6, numa iniciativa inserida no programa “24 Horas Pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social”. Um serviço dirigido às famílias carenciadas do concelho, que já está em funcionamento há cerca de um ano no Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal, mas que ganha agora um espaço físico nas antigas instalações da MEAGRI.
Recolher bens materiais, novos ou usados, doados por particulares ou empresas, para depois os entregar a famílias carenciadas do concelho, é o objectivo desta valência social. Tudo isto sob uma avaliação social criteriosa das famílias que procuram o espaço, para que os bens sejam entregues a quem realmente necessita. “É um serviço destinado a todas as pessoas que, depois de feito o diagnóstico social, sejam consideradas pessoas com carências efectivas. Queremos que as doações tenham eficácia”, explicou o vereador da Acção Social da Câmara da Mealhada, Júlio Penetra.
A Roda Viva trabalha em parceria com todas as entidades que compõem a Rede Social da Mealhada, com IPSS, grupos sócio-caritativos e outros agentes que promovem a realização de campanhas de angariação.
Quem quer ser beneficiário deve preencher uma ficha de candidatura e esperar a sua avaliação. Têxteis, vestuário, calçado, brinquedos, livros e material didáctico são os bens que mais abundam. Mobiliário, equipamento doméstico e electrodomésticos são os que menos existem e mais fazem falta.
A Roda Viva começará por funcionar às terças e quintas-feiras (17h-19h30), e aos sábados (10h-12h30), e conta já com a prestação de seis voluntários.