Assinar
Anadia // Bairrada  

Centro Social de Tamengos pede apoio à Câmara

O executivo indeferiu o pedido de apoio solicitado pela direcção do Centro Social de Tamengos, para a aquisição e instalação de aparelhos de ar condicionado no edifício.
O pedido de apoio ronda, segundo vários orçamentos apresentados, os 5.500 euros, contudo, o executivo entendeu que tal beneficiação cabe à instituição, ou seja, será ela a ter de criar melhores condições para os seus utentes.
Patrícia Carrilho, directora-técnica da instituição não deixa de lamentar tal situação, até porque a IPSS paga um aluguer bastante elevado pelo espaço à autarquia, adiantando ainda que, apesar do Centro funcionar nas novas instalações desde Abril último, existem problemas graves, tais como janelas que não abrem ou fecham, borrachas vedantes completamente estragadas, para além de um problema no piso (madeira) que continua a levantar.
“Estivemos 15 dias a dar banhos a utentes de portas abertas porque estas não se conseguem abrir nem fechar tal é o estado em que está o piso”, sublinha, destacando ainda que, na última semana, um estore terá caído em cima da cabeça de uma funcionária: “se fosse num utente matava-o”, diz.
O Centro de Tamengos, propriedade da Câmara de Anadia, está sediado na Quinta dos Cabrais, é um espaço concessionado através de hasta pública. Sem aquecimento central, o espaço acolhe diariamente 19 idosos, sendo este melhoramento solicitado para minorar o frio sentido pelos idosos que frequentam a instituição.
O Centro dá ainda a conhecer que, face às dificuldades em obter apoios financeiros por parte da Segurança Social, não tem condições económicas para instalar os sistemas de ar condicionado.