Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

“E Agora Ruca?” Promoção Global de Saúde com 400 crianças

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro promove, há quatro anos, nas turmas do 1.º ciclo (3.º e 4.º anos)das escolas da rede pública, o projecto de Promoção Global de Saúde intitulado: “E Agora Ruca?”.

Segundo Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, “a autarquia oliveirense é uma das poucas no país a assumir, intencional e autonomamente, a responsabilidade atribuída ao Ministério da Educação e Ministério da Saúde, em protocolo de 2006 no que diz respeito à promoção global da saúde”.

“E Agora Ruca?” tem como principal objectivo a promoção de competências pessoais e sociais que estimulem estilos de vida saudáveis, procurando dotar as crianças do concelho de factores protectores relativos a comportamentos e situações de risco como o alcoolismo, a prevenção rodoviária e questões ambientais.

Mário João refere que, “no presente ano lectivo, este programa está a ser implementado nas escolas da rede pública envolvendo mais de 400 crianças e 27 professores”.

“A avaliação do projecto, através de testes científicos, nos últimos três anos, permite concluir que o trabalho desenvolvido tem tido um impacto positivo nas crianças envolvidas, conduzindo a mudanças de comportamentos e atitudes”, afirma.
O autarca diz ainda que “o projecto, dirigido a crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, assenta num jogo a dinamizar durante o ano lectivo em contexto de sala de aula”.

“O jogo é dinamizado pelos professores e caracteriza-se por uma narrativa interactiva onde o leitor (criança) assume a identidade do personagem principal desta aventura (Ruca), sendo da sua responsabilidade, “guiar” a personagem do Ruca. Para isso tem de tomar decisões e escolher as suas acções e os caminhos a serem seguidos, criando assim, a sua própria história e o seu desfecho.”

Os temas jogados/percorridos pelo Ruca, vão desde o meio ambiente, passando pelos primeiros socorros, até ao alcoolismo e prevenção rodoviária. Todo o enredo da história tem a virtude de abordar temas importantes para o desenvolvimento da criança num contexto lúdico e num formato com o qual as crianças facilmente se identificam, através de referências pessoais.