Assinar


Aveiro // Região  

Ex-reitora da Universidade de Aveiro candidata a liderar EUAm

A antiga reitora da Universidade de Aveiro (UA), Helena Nazaré, é uma das candidatas à presidência da European University Association (EUA), que representa e apoia instituições de ensino superior em 46 países, anunciou ontem universitária.

De acordo com a mesma fonte, Helena Nazaré foi nomeada pelo Conselho da EUA, juntamente com Lauritz Holm-Nielsen, da Dinamarca.

As eleições vão decorrer durante a Conferência anual da EUA, a 14 de Abril, na Dinamarca.

O novo presidente desta Associação Europeia de Universidades e Conselhos de Reitores, que integra mais de 850 membros, irá suceder a Jean-Marc Rapp, assumindo um mandato pelo período de três anos, com início em março de 2012.

Helena Nazaré foi reitora da UA de 2002 a 2010 e é membro do EUA – Institutional Evaluation Programme (IEP) desde 2004, tendo participado na avaliação de universidades em Espanha, Turquia, Palestina, Eslovénia e Cazaquistão.

Em 2009, a ex-reitora foi nomeada vice-presidente da EUA.

Actualmente, é membro do conselho de administração da Portugal Telecom, presidente do conselho consultivo da Fundação Galp Energia e presidente da Sociedade Portuguesa de Física.

Helena Nazaré iniciou o seu percurso académico em 1973, em Moçambique, leccionando na Universidade Eduardo Mondlane.

Antes do seu especial interesse em física, que acabou por a conduzir à UA, passou três anos a trabalhar no seu doutoramento no King’s College, em Londres, com conclusão em 1978.

Em 1986, tomou a liderança do grupo de investigação em Espectroscopia de Semicondutores no Departamento de Física na UA.

Foi directora do Departamento entre 1978 e 1980 e novamente entre 1988 e 1990, vice-presidente do Conselho Científico em 1990-91, vice-reitora da UA, cargo que ocupou até 1998, e diretora da Escola Superior de Saúde da UA, de 2000 a 2002.