Assinar
Anadia // Bairrada  

Jovem com leucemia precisa de dador compatível

O Projeto CADI (http://cadi.programaescolhas.pt) da Santa Casa de Misericórdia de Anadia, em parceria com a CADES e o Centro de Histocompatibilidade do Centro, vai promover uma nova recolha de sangue para dadores de medula óssea, no próximo dia 27 de Maio, no Salão Polivalente da Misericórdia de Anadia, das 18h às 20h.
Esta iniciativa surge no seguimento de uma primeira campanha que se realizou no passado mês de Março que superou todas as expectativas, a favor de Cecília Andrea, de 24 anos, que há 11 meses luta contra uma leucemia.
Embora os dadores fiquem registados na base internacional, podendo esta campanha ajudar imensas pessoas, o objectivo imediato é ajudar a Cecília, que ainda não conseguiu encontrar um dador compatível. A jovem, residente em Torres (concelho de Anadia), aguarda, assim, por um transplante de medula óssea, uma vez que não existe compatibilidade para transplante dentro da sua família e amigos. De igual forma, também não existe nenhum dador compatível na base nacional de dadores de medula óssea.
A jovem, que já esteve várias vezes hospitalizada, já efectuou cinco ciclos de quimioterapia. Neste momento, a Cecília já se encontra em casa dos pais, em recuperação.
De acordo com uma familiar, apesar de ainda debilitada, encontra-se bem e a recuperar forças e peso.
“A Cecília Andrea, seus pais e irmã, mantém a esperança do surgimento de um dador compatível, que poderá ser um de NÓS! Com um pequeno gesto, uma pequena dádiva, poderemos salvar uma Vida e devolver a felicidade a uma família. Não deixe passar esta oportunidade de ter um grande gesto de solidariedade!”, apelam os organizadores da recolha.
Os interessados devem fazer-se acompanhar de documento de identificação.