Assinar


Aveiro // Região  

Daniel Tércio nomeado consultor artístico do Teatro Aveirense

A empresa municipal Teatro Municipal de Aveiro – TEMA nomeou Daniel Tércio como consultor Artístico do Teatro Aveirense, a principal sala de espectáculos do concelho, que está sem direcção artística há quase um ano.

A nomeação foi comunicada ao executivo camarário, liderado pela coligação PSD/CDS-PP, durante a última reunião da autarquia.

Segundo uma nota da Câmara, Daniel Tércio será responsável pela “orientação programática do conjunto de espectáculos do Teatro Aveirense”, que está sem direcção artística desde Novembro passado, após a demissão de Pedro Jordão.

Na hora da saída, Pedro Jordão denunciou a “falta de condições para o exercício das funções” e acusou a câmara de Aveiro de “não cumprir com o contrato-programa de financiamento do equipamento”.

Em declarações à Lusa, a vereadora da Cultura, Maria da Luz Nolasco, admitiu que “o anterior modelo não resultou”, pelo que decidiram apostar na criação de “uma nova figura com uma fusão de serviços”.

“A vinda deste consultor é muito importante para nós, porque ele vai ajudar a reestruturar o sector cultural”, realçou Luz Nolasco, acrescentando que uma das medidas a desenvolver será “uma fusão ao nível dos recursos humanos”.

Segundo a vereadora, os serviços culturais, que actualmente estão localizados na Casa da Cultura vão passar a partilhar um espaço no Teatro Aveirense, com a equipa responsável por aquela sala de espectáculos.

“Com isso teremos maior rentabilidade das acções e uma maior integração e articulação daquilo que é a dinâmica cultural do município”, adiantou Luz Nolasco.

A vereadora assumiu ainda ter “uma grande expectativa” em trabalhar com Daniel Tércio, acrescentando que espera que o consultor consiga, através da sua rede de contactos nacionais e internacionais, “criar maiores fluxos de públicos para aumentar as receitas de bilheteira”.

Além da programação do Teatro Aveirense, Daniel Tércio será também responsável pela programação de outros equipamentos que complementarmente acolhem eventos culturais e artísticos na cidade, tais como, o Centro Cultural e de Congressos de Aveiro e auditórios municipais.

Daniel Tércio irá assumir uma presença sistemática e regular a partir de Janeiro de 2012 “em dias a definir e com a flexibilidade que o cargo exigir”, segundo a autarquia.

Doutorado em Motricidade Humana na especialidade de Dança, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, onde é actualmente professor associado, Daniel Tércio tem vários artigos publicados em Portugal e no estrangeiro.

É autor de obras de ficção e tem participado em projectos performativos e de formação artística, numa perspectiva transdisciplinar.