Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

APOFORNO ganha sede 22 anos depois

“É o concretizar de um sonho”, referiu, na tarde do último sábado, Luís Azevedo, presidente da Associação dos Amigos da Póvoa do Forno, durante a inauguração da sua sede, o que acontece 22 anos depois da fundação desta colectividade.
Luís Azevedo explicou, aos presentes, que “a nossa antiga escola sofreu profundas obras de remodelação, tendo ficado muito mais bonita, mais agradável e mais acolhedora”. As obras custaram mais de 20 mil euros.

O presidente da APOFORNO destacou que “as obras contaram com o apoio das mais diversas entidades, mormente Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Junta de Freguesia do Troviscal, empresas e de muitas pessoas que vivem aqui na Póvoa do Forno”.

Destacou ainda que as primeiras actividades já estão agendadas, pelo que no dia 12 de Novembro será realizada uma noite de S. Martinho e no dia 11 de Dezembro serão comemorados os 22 anos de existência da APOFORNO.

Satisfação. O presidente da Junta de Freguesia do Troviscal, Adelino Cruz, disse estar satisfeito com a renovação da Escola, sublinhando que ,“há muitas dezenas de anos, já tinha sido o povo da terra a construir a escola”.

Apoios. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, também se regozijou pelo momento, afirmando “esperar uma grande actividade desta associação”.

Destacou ainda o apoio de 7500 euros aprovado, em reunião de Câmara, afirmando que “é nossa obrigação apoiar o movimento associativo”. “Toda a ajuda que a Câmara Municipal pode entregar a uma associação como esta é sempre pequena”. Contudo, “é de lamentar que em reunião de Câmara, existam pessoas que não apoiem de forma determinada as associações”.

Já a terminar, os dirigentes da APOFORNO recordaram os professores que, ao longo dos anos, passaram pela escola. Muitos dos quais ainda vivos e que aceitaram o convite da APOFORNO. Um momento de emoções que mais tarde seria partilhado pela recordação de muitas fotos que estão em exposição na escola e que retratam dezenas de anos do movimento lectivo daquele que outrora foi uma escola cheia de alunos.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt