Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro // Troviscal  

APOFORNO comemora 25 anos de muitas ideias e projetos

A Associação dos Amigos da Póvoa do Forno (APOFORNO) comemorou, no passado dia 14 de dezembro, 25 anos de existência. No Espaço Inovação, em Vila Verde, reuniram duas centenas e meia de sócios, residentes e amigos da Póvoa do Forno.
O presidente da direção, Nuno Francisco, destacou a importância dos 25 anos que é significado de “25 anos de idade, 25 anos de ideias e 25 anos de projetos”.
Nuno Francisco disse tratar-se de um marco histórico da APOFORNO, afirmando que “quis o acaso do destino que me coubesse viver intensamente este dia como presidente da direção da APORFORNO”. Por isso, “está-me a ser proporcionado o enorme prazer e honra de poder estar ao lado de pessoas que contribuíram para mais este marco na história da nossa Associação e com eles partilhar a satisfação nas comemorações dos 25 ano. A eles é devido o reconhecimento pelo pedaço de história que ajudaram a escrever”, afirmou, sublinhando que “este dia está marcado pela presença de muitos daqueles que tornaram a alma desta associação mais forte e reconhecida e empenhados em construir um futuro diferente e melhor, determinados em deixar a sua marca na evolução, para levar mais alto e mais longe o nome da associação e o lugar da Póvoa do Forno, freguesia e concelho”.

Memórias. Nuno Francisco sublinhou ainda que, “durante 25 anos, foram muitos os que passaram pela direção da associação. Hoje, dia em que a APOFORNO cumpre um quarto de século é um dia muito importante, não só para os atuais, mas para todos aqueles que um dia por aqui passaram, não esquecendo também, todos aqueles que um dia partiram mais cedo”.
Após um minuto de silêncio em sinal de respeito por todos os sócios que partiram mais cedo, Nuno Francisco recordou que “muitos foram os que cruzaram essa mesma história e tornaram a APOFORNO uma Associação, viva, ativa e participativa e que hoje é já conhecida a nível nacional”. “Esta comemoração é especialmente para eles”, acrescentou.
“Durante estes 25 anos, muito foi o trabalho realizado. As necessidades foram-se alterando, os meios e as exigências multiplicando-se, uma infinidade de projetos e iniciativas que nasceram, cresceram e morreram, à medida que as direções se foram sucedendo umas às outras, sempre motivadas pelo gosto na defesa dos interesses dos naturais e residentes da Póvoa de Forno.”

Dinamismo. O presidente da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, Duarte Novo, frisou que estava atento a todas as associações que estão ativas e são participativas e que a APOFORNO é mais uma que lhe merece todo o seu respeito, daí enaltecer todo o trabalho que está a ser feito.

Associativismo. O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, começou por elogiar todas as direções da APOFORNO, pelo trabalho que têm vindo a desenvolver ao longo destes 25 anos em prol do lugar, freguesia e concelho de Oliveira do Bairro, afirmando que “as associações assumem um papel importante para o concelho de Oliveira do Bairro e que o Espaço Inovação é exemplo disso mesmo, pois são várias as associações que utilizam o espaço para realizarem várias atividades e eventos que dignificam o concelho de Oliveira do Bairro”.
O autarca elogiou ainda a direção pelo empenho e dedicação e pelo trabalho da realização do jantar comemorativo dos 25 anos, pois “tudo estava organizado ao pormenor”.