Assinar


Aveiro // Região  

Curso de Ilustração Científica da UA, pioneiro a nível nacional

Estão abertas, até 9 de Novembro, as candidaturas à formação profissionalizante em Ilustração Científica da Universidade de Aveiro, uma iniciativa pioneira no panorama universitário português. O Curso de Formação em Ilustração Científica promovido pela UA decorre em dois semestres e tem a particularidade de resultar de uma parceria entre o Departamento de Biologia (dbio) e o Departamento de Comunicação e Arte. Assim, o Curso integra disciplinas das áreas científicas de Biologia e Design.

Esta particularidade tem dois objectivos. Por um lado, o de colmatar, de modo credível, as eventuais lacunas evidenciadas pelos candidatos, em qualquer um desses dois domínios (ou em ambos). Por outro, o de dotar os alunos de competências e conhecimentos, práticos e vivenciados, que dificilmente serão obtidos em quaisquer outras instituições de ensino que ministrem cursos na mesma área.

A frequência desta formação certificada da UA tem ainda outra vantagem: a aprovação em cada unidade curricular deste Curso permite a creditação das unidades curriculares correspondentes, sendo que a frequência e aprovação em todas as suas unidades curriculares permitem o acesso directo ao 2º ano do Mestrado em Ilustração Científica, em fase de aprovação na Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O corpo docente responsável pelas unidades de formação do Curso de Formação em Ilustração Científica é altamente credibilizado, contando com reconhecidos profissionais, portugueses e de outras nacionalidades. A direção está a cargo do Prof. Amadeu Soares, diretor do dbio, e a coordenação de edição é de Fernando Correia, biólogo e mestre em Ecologia Animal pela Universidade de Coimbra. Fernando Correia exerceu docência em várias instituições de ensino superior e foi pioneiro na reintrodução da Ilustração Científica, enquanto disciplina integrada no plano curricular do Ensino Superior moderno, em Portugal. É especializado em Ilustração Científica e Design de Comunicação e trabalha nesta área, como profissional liberal, desde 1988, com trabalhos publicados em diversas publicações e instituições de renome. Formou e presidiu à primeira direção da GNSI – Portugal Chapter, um grupo de ilustradores filiado na Guild of Natural Science Ilustrators (GNSI – USA), oficializado no Congresso Internacional de Ilustradores Científicos/GNSI’2000, em Évora.

As matrículas decorrerão de 14 a 17 de novembro e a data prevista para o início das aulas é 24 de novembro.